THE NOITE

Fátima Souza relembra 40 anos de carreira e revela origem do PCC

Pioneira como repórter policial na TV, jornalista participa do programa de Danilo Gentili detalha bastidores de casos que marcaram sua trajetória

Fátima Souza com blusa azul sentada no sofá do The Noite durante entrevista no SBT
Fátima Souza é a convidada do The Noite; jornalista relembra os 40 anos de carreira - Foto: SBT/Lourival Ribeiro
Compartilhe:

O The Noite desta terça-feira (29) recebe Fátima Souza, pioneira no jornalismo policial e uma das figuras mais influentes da televisão brasileira. A jornalista, que completa 40 anos de carreira em setembro, participa do programa do SBT para relembrar reportagens marcantes e os bastidores de casos emblemáticos que ajudou a desvendar ao longo das últimas décadas.

Durante a conversa com Danilo Gentili, Fátima Souza relembra como escolheu seguir o caminho do jornalismo investigativo ainda na faculdade. “Quando fiz jornalismo, já pensava em trabalhar com reportagem policial. Contar histórias da nossa realidade sempre foi algo que me fascinou”, disse. Persistente, ela batalhou por espaço no início da carreira. “Eu estava no SBT, ainda na Vila Guilherme, aporrinhando toda a chefia para fazer casos de polícia, mas não deixavam”, recorda.

A primeira oportunidade surgiu após as férias de um colega. Fátima conseguiu cobrir um feminicídio e foi ao ar como a primeira mulher repórter policial da televisão brasileira. Um dos marcos de sua trajetória foi a cobertura de uma rebelião que revelou a existência do PCC. “Falei para o meu chefe: ‘Tem alguma coisa estranha ali’. Pedi um tempo, mandei um e-mail solicitando uma entrevista com o líder, e autorizaram”, afirmou.

No presídio, Fátima Souza abordou o preso com objetividade. “Disse: ‘Não vim aqui falar sobre a vida dos presos, vim por causa da rebelião’. E ele respondeu: ‘Você é esperta, hein. Tem um comando por trás das grades. Não posso te falar o nome, sou só sintonia, mas vou falar com os chefes e você vai receber um contato’.” A repórter foi uma das primeiras jornalistas a detectar a articulação da facção.

Na entrevista, Fátima Souza também comentou a cobertura de casos de grande repercussão, como o de Suzane von Richthofen. “Desde o começo achei o comportamento dela estranho. Estava se arrumando na delegacia, ajeitando o cabelo… e, no velório, apareceu toda arrumadinha. Naquele momento, já desconfiei que ela tinha matado os pais”, relatou.

A participação de Fátima Souza no The Noite vai ao ar nesta terça (29), a partir das 0h45, no SBT.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.