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Fórmula 1 deixa Band e volta à Globo em 2025 após crise financeira

A Liberty Media, responsável pelos direitos de transmissão da categoria, está perto de assinar um novo contrato com a emissora líder

Capacete que Ayrton Senna usou na temporada de 1985 da Fórmula 1
Capacete que Ayrton Senna usou na temporada de 1985 da Fórmula 1; evento voltará a ter transmissão da Globo em 2025 - Foto: Rafael Cusato/Band
Capacete que Ayrton Senna usou na temporada de 1985 da Fórmula 1
Capacete que Ayrton Senna usou na temporada de 1985 da Fórmula 1; evento voltará a ter transmissão da Globo em 2025 - Foto: Rafael Cusato/Band
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A Liberty Media, responsável pelos direitos de transmissão da Fórmula 1, definiu os detalhes do término da parceria com a Band. A partir de 2025, a Globo voltará a exibir as corridas, encerrando a exibição pela emissora paulista. A Band, que transmite o principal torneio do esporte a motor desde 2021, continuará a cobertura até o fim de 2024. As informações são do site F5, da Folha de S.Paulo.

O acordo de retorno à Globo, que transmitiu a Fórmula 1 de 1981 a 2020, ainda depende da rescisão oficial do contrato com a Band, mas nos bastidores a nova parceria já é dada como certa. A Diverti Media comunicou que, apesar das mudanças, não há planos de interromper as transmissões no Brasil em 2024. Ou seja, a atual detentora seguirá com a cobertura dos circuitos até o final do ano.

A TV Globo foi um dos principais fatores para a popularidade da Fórmula 1 no país, especialmente durante as décadas em que exibiu as provas. Mesmo com a ausência de um piloto brasileiro competitivo, a emissora vê na volta da categoria uma oportunidade comercial valiosa, dado o apelo da Fórmula 1 entre o público de classes sociais mais altas. Estima-se que a Globo transmitirá 12 corridas em 2025, incluindo as etapas de Mônaco e Brasil.

Band tem dificuldades para pagar contrato com a Fórmula 1

A decisão de encerrar o contrato com a Band está ligada a dificuldades financeiras enfrentadas pela emissora paulista, que comprometeram os pagamentos acordados com a Liberty Media. A situação se agravou após a TV assumir integralmente os custos das transmissões em 2023, cerca de US$ 15 milhões (R$ 84,5 milhões na cotação atual) por temporada. A mudança no contrato teria sido causada por uma proposta do SBT pela Fórmula 1.

Além disso, um episódio em que uma casa de apostas não honrou uma cota de patrocínio, que resultou em um prejuízo de R$ 20 milhões, também contribuiu para a crise no canal do Grupo Bandeirantes. Ainda conforme a publicação, no acordo de rescisão, a Band pagará apenas os valores devidos como forma de multa.

O retorno da Fórmula 1 à Globo ocorre em meio a um cenário desafiador para a modalidade no Brasil. A ausência de pilotos nacionais tem impactado o interesse do público, conforme observa Joaquim Lo Prete, executivo da Absolut Sport, empresa que comercializa pacotes para o GP do Brasil.

“A ausência de um piloto nacional tem influência direta no interesse do público brasileiro de acompanhar a temporada da modalidade, mas existem ainda outros motivos. Diferentemente de anos atrás, hoje as transmissões de TV ‘brigam simultaneamente’ com as redes sociais pela atenção do público. No entanto, independentemente do alcance das transmissões, quando o assunto é o evento em si, é inegável que o GP do Brasil continua crescendo e sendo um sucesso a cada ano”, explica Lo Prete.

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Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

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