ESPORTE ESPETACULAR

Gabriel Medina será comentarista da Liga Mundial de Surfe na Globo

Tricampeão mundial participará da transmissão da etapa de Abu Dhabi dentro do programa esportivo dominical

Gabriel Medina durante participação no Altas Horas
Gabriel Medina durante participação no Altas Horas; surfista vai comentar segunda etapa da Liga Mundial de Surfe na TV Globo - Foto: Globo/Fábio Rocha
Compartilhe:

O surfista Gabriel Medina assinou contrato com a TV Globo nesta segunda-feira (3) para comentar a transmissão da segunda etapa da Liga Mundial de Surfe na TV aberta. O evento será exibido no próximo dia 16, dentro do programa Esporte Espetacular. A informação é da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.

O SporTV transmitirá todas as baterias da competição a partir do dia 14, enquanto a Globo mostrará as finais das categorias masculina e feminina no domingo (16). Além de Gabriel Medina como convidado especial, a equipe de transmissão contará com o narrador Everaldo Marques e o comentarista Breno Dines.

A etapa de Abu Dhabi é uma das novidades do circuito deste ano da Liga Mundial de Surfe. O formato inclui rodadas eliminatórias com foco em performances consistentes e manobras de alta dificuldade. O Brasil será representado por 12 surfistas, responsáveis por sete títulos mundiais.

Na categoria masculina, competirão Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, João Chianca (Chumbinho), os irmãos Samuel e Miguel Pupo, Deivid Silva, Alejo Muniz, Ian Gouveia, Yago Dora e Edgar Groggia, que estreia na elite do surfe. No feminino, a equipe brasileira será formada por Tatiana Weston-Webb, medalhista olímpica, e Luana Silva.

A trajetória de Gabriel Medina

Gabriel Medina, de ascendência chilena, começou a surfar aos nove anos e venceu seu primeiro campeonato nacional aos onze. Desde então, acumulou títulos no Brasil e no exterior antes de se profissionalizar em 2009. Com apenas 17 anos, ingressou na elite do surfe mundial em 2011.

No mesmo ano, conquistou duas etapas do ASP World Tour e chamou atenção ao completar um backflip, uma manobra aérea rara no esporte. Em 2014, tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial da WSL.

Nos anos seguintes, Medina manteve-se entre os principais nomes do surfe. Em 2015, foi vice-campeão do Pipe Masters e venceu a Tríplice Coroa Havaiana, feito inédito para um brasileiro. Em 2017, após superar uma lesão, chegou ao vice-campeonato mundial. No ano seguinte, garantiu seu segundo título mundial e venceu pela primeira vez a etapa de Pipeline.

A temporada de 2019 foi marcada por uma disputa acirrada com Ítalo Ferreira, que resultou em um vice-campeonato mundial. Em 2021, após frustrações nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Medina recuperou-se e sagrou-se tricampeão mundial.

Em 2022, optou por uma pausa para cuidar da saúde mental e tratar uma lesão. No ano seguinte, voltou ao circuito e conquistou sua primeira vitória em Margaret River. Já em 2024, após um início de temporada irregular, brilhou no Isa Games e garantiu vaga para os Jogos Olímpicos de Paris, onde conquistou a medalha de bronze na competição realizada no Taiti.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.