Gabriela Spanic, conhecida mundialmente por interpretar as irmãs Paulina e Paola Bracho em A Usurpadora (1998), esteve no evento de RH e gestão de pessoas CONARH para o lançamento de A Firma. A nova produção brasileira terá oito capítulos em formato vertical, criados pela empresa francesa Swile para as redes sociais. A história é protagonizada pelas atrizes Giselle e Michelle Batista, que interpretam as gêmeas Sueli e Salete em uma disputa dentro do setor corporativo.
Na narrativa, Sueli simboliza a modernidade no RH, defendendo ética, cuidado e gentileza. Em contrapartida, Salete representa o retrocesso, marcada por ambição, fofocas e práticas antiquadas. A iniciativa faz parte da estratégia da Swile de fortalecer sua comunicação no Brasil, utilizando o formato popular das novelas verticais para aproximar sua marca do público e dialogar com gestores de recursos humanos.
“Seguimos na vanguarda com as nossas ações em marketing e produzimos uma novela vertical para passar as informações de nosso produto de forma irreverente e divertida. Geramos conexão com nossa audiência de RHs ao espelhar seu protagonismo nas nossas personagens Sueli e Salete. Essa campanha é mais uma prova de que é possível fazer comunicação B2B de um jeito diferente, com criatividade, humor e brasilidade”, afirmou Fernando Borsatto, head de Brand da Swile.
Gabriela Spanic e a força das novelas verticais
As gêmeas da trama reforçam a tradição televisiva de personagens em contraste. Giselle Batista comentou a escolha do recurso ao lembrar outros pares icônicos da dramaturgia: “As novelas verticais estão com tudo, né? De fato elas estão se popularizando muito rápido. Tá sendo muito divertido brincar com esse universo da gêmea boa e da gêmea má, que faz parte do imaginário coletivo sobre gêmeos, né? Quem não lembra de Ruth e Raquel, Paola e Paulina? Agora tem Sueli e Salete”.
Em A Firma, Sueli comanda o RH da empresa da família até a chegada inesperada da irmã gêmea. Salete retorna de um ano sabático no exterior com a intenção de assumir o comando do negócio. No decorrer da trama, a personagem passa a receber ligações misteriosas orientando-a a sabotar os planos de Sueli, especialmente em relação ao pacote de benefícios corporativos.
A cada episódio, a história apresenta crises internas, reviravoltas e situações típicas do ambiente de trabalho, sempre com um tom de humor. Michelle Batista destacou a diversão em interpretar personagens inspiradas no estilo clássico das novelas latinas. “Poder brincar com esse universo de novela mexicana e ainda usando o fato de sermos gêmeas tem sido muito divertido. Essas novelas foram uma referência da nossa infância!”, afirmou a atriz.