Pesquisar
Close this search box.
COMUM ACORDO

Galvão Bueno não renova contrato e deixa Globo após 43 anos

Segundo informações divulgadas, a decisão de não renovar o vínculo foi tomada de forma consensual entre as partes

Galvão Bueno nos bastidores do programa É de Casa, da TV Globo
Galvão Bueno nos bastidores do programa É de Casa, da TV Globo; narrador deixará a emissora no fim do ano - Foto: Globo/Beatriz Damy
Compartilhe:

O narrador esportivo Galvão Bueno, de 74 anos, encerrará seu contrato com a Globo em dezembro de 2024, após 43 anos. A decisão de não renovar o vínculo foi tomada de forma consensual entre as partes, conforme apurado pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo. Até o fim do ano, o locutor seguirá com compromissos já firmados com a emissora.

Galvão Bueno ainda irá comandar um reality show para descobrir um novo narrador para a área de esportes da Globo, ao lado da apresentadora Karine Alves. Este projeto será um dos últimos trabalhos do narrador pela emissora, que marcará o fim de uma trajetória que começou em 1981.

A Comunicação da Globo, por meio de nota, informou que ainda há programas previstos com Galvão em 2024, cujos detalhes serão divulgados posteriormente. A emissora não comentou os termos contratuais da saída do narrador.

Após o término de seu contrato, Galvão Bueno planeja focar em seu canal no YouTube, que será renomeado de Canal GB para Galvão Bueno. Nos últimos anos, o narrador pausou investimentos em sua plataforma digital devido ao vínculo com a Globo, mas planeja retomar a busca por direitos de transmissão de eventos esportivos e voltar à narração.

Ainda conforme a publicação, um dos planos de Galvão Bueno é ampliar o canal, que já contou com transmissões ao vivo, como o jogo da seleção brasileira em 2023, que gerou alta audiência e provocou incômodo na emissora.

O projeto digital de Galvão é desenvolvido em parceria com a Play9, empresa gerida pelo youtuber Felipe Neto e João Pedro Paes Leme, ex-executivo da Globo. Além de encerrar sua participação artística na Globo, Galvão também deixará de ser agenciado pela emissora no mercado publicitário.

O começo da carreira de Galvão Bueno

A carreira de Galvão Bueno na Globo começou em 1981, após o sucesso como narrador de Fórmula 1 na Band. Sua estreia na emissora foi na transmissão de um jogo entre Jorge Wilstermann, da Bolívia, e Flamengo, pela Taça Libertadores daquele ano. Galvão narrou diversas edições da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, se consolidando como uma das vozes mais conhecidas do esporte brasileiro.

Em 1987, Galvão assumiu a titularidade na cobertura esportiva da Globo, comandando a equipe na Copa de 1990. Teve uma breve passagem pela Rede OM (1982-1993) em 1992, onde foi responsável por elevar a transmissão da Libertadores, voltando à Globo em 1993. Sua narração esteve presente em momentos históricos do futebol, como os títulos do tetracampeonato (1994) e do pentacampeonato (2002) da seleção brasileira.

Galvão Bueno também cobriu sete edições de Jogos Olímpicos, de Atlanta (1996) a Tóquio (2021), e foi a voz de momentos inesquecíveis, como a conquista da medalha de ouro do futebol masculino em 2016. Sua última Copa do Mundo foi em 2022, no Catar, quando encerrou um ciclo de mais de quatro décadas como narrador na emissora líder de audiência.

Portal da TV © 2024 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Picture of Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.
error: Conteúdo protegido!

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.