George Foreman morreu nesta sexta-feira (21), aos 76 anos, nos Estados Unidos. O ex-pugilista foi campeão olímpico em 1968 e conquistou duas vezes o título mundial dos pesos-pesados, sendo a última aos 45 anos, feito inédito até hoje. O anúncio foi feito pela família nas redes sociais, mas a causa da morte não foi divulgada.
O que aconteceu?
- George Foreman morreu nesta sexta (21), aos 76 anos, nos Estados Unidos
- A família não divulgou a causa da morte até o momento
- Foreman foi campeão olímpico em 1968 e bicampeão mundial de boxe
- Aos 45 anos, nocauteou Michael Moorer e bateu recordes históricos
- Disputou 81 lutas, venceu 76 e somou 68 nocautes ao longo da carreira
- Após se aposentar, foi ordenado pastor e investiu na carreira de empresário
“Com os corações partidos, anunciamos com profunda tristeza o falecimento de nosso amado George Edward Foreman Sr., que partiu em paz no dia 21 de março de 2025, cercado por seus entes queridos. Um pregador devoto, marido dedicado, pai amoroso e orgulhoso avô e bisavô, ele viveu uma vida marcada por fé inabalável, humildade e propósito”, diz o texto.
“Humanitário, medalhista olímpico e duas vezes campeão mundial dos pesos-pesados, era profundamente respeitado –uma força do bem, homem de disciplina, convicção e defensor de seu legado, lutando incansavelmente para preservar seu bom nome– por sua família”, continua a nota.
“Somos gratos pelas manifestações de amor e orações, e pedimos gentilmente privacidade enquanto homenageamos a vida extraordinária de um homem que tivemos a bênção de chamar de nosso”, finaliza o comunicado publicado no perfil oficial de George Foreman no Instagram.
Quem foi George Foreman?
George Foreman iniciou a carreira profissional em 1969, após ganhar a medalha de ouro em boxe nos Jogos Olímpicos da Cidade do México. Em seu primeiro ano como profissional, venceu 12 lutas, 11 delas por nocaute. O cartel final contabiliza 81 lutas, com 76 vitórias –68 por nocaute– e apenas 5 derrotas.
O primeiro título mundial veio em 1973, quando derrotou Joe Frazier (1944-2011) por nocaute técnico no segundo round, na Jamaica. A luta ficou marcada pela sequência de quedas do adversário e pela transmissão da HBO, com a frase célebre: “Frazier vai à lona!”.
Com o cinturão, defendeu o título duas vezes antes de enfrentar Muhammad Ali (1942-2016), em 1974, no histórico combate Rumble in the Jungle, no então Zaire. George Foreman perdeu por nocaute no oitavo round, sendo essa a primeira derrota de sua carreira.
Após um período afastado dos ringues, retornou nos anos 1990 e chocou o mundo ao vencer Michael Moorer, de 26 anos, por nocaute em 1994, aos 45 anos. George Foreman se tornou o mais velho campeão dos pesos-pesados, recorde que ainda permanece. Apelidado de “Big George”, Foreman era conhecido por seu estilo agressivo, força nos golpes e presença intimidadora.
A vida do ex-atleta
Fora dos ringues, George Foreman virou empresário de sucesso com a venda de grills que levam seu nome, e também atuava como pastor evangélico. Casado, teve 12 filhos –cinco deles chamados George. O ex-atleta costumava brincar com os apelidos dos filhos, como “Big Wheel” e “Little George”. Uma de suas filhas, Freeda Foreman, também seguiu carreira no boxe. Ela morreu em 2019.