A Globo apresentou nesta quinta-feira (15), durante o evento Rio Innovation Week, o potencial transformador da TV 3.0. A emissora destacou como a chamada TV do Futuro integrarรก funcionalidades do digital ao conteรบdo linear aberto, gratuitamente, prometendo uma revoluรงรฃo tanto no mercado quanto na experiรชncia do consumidor.
Durante o painel, mediado pelo jornalista Marcelo Cosme, foram exploradas as diversas possibilidades da TV 3.0, como a capacidade de oferecer conteรบdo personalizado, publicidade hiper segmentada e experiรชncias de visualizaรงรฃo imersivas, com qualidade de imagem e som superiores.
Leonora Bardini, diretora de programaรงรฃo da TV Globo, enfatizou que a inovaรงรฃo permitirรก ร televisรฃo aberta linear incorporar funcionalidades nativas do digital. โA TV 3.0 insere definitivamente a televisรฃo brasileira na economia digital, preservando aquilo que รฉ mais potente da televisรฃo aberta: o alcance e seu poder de colocar milhรตes de pessoas assistindo ao mesmo tempo a um conteรบdo no Brasil inteiroโ, disse Bardini.
Alรฉm disso, Bardini destacou o potencial da TV 3.0 para valorizar a experiรชncia do consumidor. โVocรช tem uma TV mais interativa, uma nova forma de experiรชncia, com o benefรญcio de ter tudo opcional. Nรณs damos ao consumidor a opรงรฃo de ter mais opรงรตes do que ele tem hoje na TVโ, afirmou.
Ao combinar os atributos da TV aberta com os recursos dinรขmicos das plataformas digitais, a TV 3.0 nรฃo sรณ levarรก aos espectadores maior controle sobre sua experiรชncia de consumo, como tambรฉm abrirรก novos caminhos para os anunciantes se conectarem com seu pรบblico-alvo de forma personalizada e assertiva.
โA partir do login, vamos conhecer mais do pรบblico. Saber um pouco mais dos seus gostos, programas preferidos, quanto tempo passa em frente ร televisรฃo. Esse acรบmulo de informaรงรตes permite que se entregue uma publicidade mais segmentada, na qual o pรบblico cria uma conexรฃo mais profunda com as marcasโ, explicou Renata Fernandes, diretora de produtos publicitรกrios digitais da Globo.
“A TV 3.0 permite o investimento em formatos nรฃo intrusivos de publicidade. Quando vocรช consegue levar a presenรงa da marca para alรฉm do intervalo comercial, as possibilidades ficam infinitas. Vai haver uma expansรฃo da criatividade porque conteรบdos e marcas estarรฃo integrados de forma mais orgรขnica para que o usuรกrio tenha uma experiรชncia mais fluida de consumo”, acrescentou.
O painel tambรฉm apresentou uma linha do tempo das tecnologias adotadas pela TV, desde as transmissรตes em preto e branco atรฉ a atual TV 2.5, que jรก comeรงa a integrar funcionalidades da TV 3.0. โEssa nova tecnologia junta duas caracterรญsticas muito importantes: o broadcast, que permite a transmissรฃo simultรขnea para muitas pessoas, sem gargalo e sem delay, com o broadband, conhecido por sua especificidade. ร uma evoluรงรฃoโ, explicou Carolina Duca, gerente de Telecom da Globo.
โA TV 3.0 nรฃo passa apenas por uma evoluรงรฃo na qualidade de รกudio e vรญdeo, mas em oferecer uma nova experiรชncia ao usuรกrio, que passa a ser mais imersiva, e cria um novo relacionamento do pรบblico com o mercado publicitรกrioโ, concluiu.