A Globo anunciou na noite desta quinta-feira (13) que não exibirá o Festival de Parintins em 2024, após não chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição do evento. Em maio, a emissora havia divulgado no horário nobre com reportagem no Jornal Nacional que transmitiria a festa pela primeira vez.
“A Globo iniciou conversas para a transmissão do Festival de Parintins, mas não conseguiu chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição do evento”, afirmou o comunicado enviado para a imprensa. A Globo manifestou interesse em cobrir o evento em suas plataformas jornalísticas locais e nacionais.
“A riqueza cultural da região esteve sempre presente na programação da Globo, seja através da cobertura local, na beleza de suas histórias e cenários representados na dramaturgia ou pelos artistas e personalidades presentes em programas, musicais e realities”, diz a nota da empresa de comunicação.
“A formalização do nosso interesse tinha como objetivo integrar o Festival de Parintins ao portfólio de grandes transmissões da Globo, palco das principais festas culturais e populares brasileiras. O evento continuará presente na cobertura nacional do jornalismo da Globo e da Rede Amazônica”, concluiu a emissora.
A TV A Crítica tem contrato para transmitir o evento até 2025. Neste ano, a edição está marcada para acontecer nos dias 28, 29 e 30 de junho. A Globo chegou a anunciar a exibição do Festival de Parintins no Jornal Nacional. Na época, um acordo foi assinado na sede do Governo do Amazonas, em Manaus, com os presidentes do Boi Garantido e do Boi Caprichoso, Fred Góes e Rossy Amoedo.