A Globo apresentou as novidades de sua programação para o próximo ano durante o Upfront 2026, evento para o mercado publicitário realizado na noite de segunda-feira (13), em São Paulo. As comemorações marcam os 100 anos da Globo, 60 anos da emissora de TV e uma década do Globoplay, seu serviço de streaming. Entre os destaques, estão o novo programa de Eliana Michaelichen, uma mudança histórica no Jornal Nacional e um novo formato para o Big Brother Brasil.
O que aconteceu?
- A Globo apresentou sua programação para 2026 no Upfront, na segunda (13).
- William Bonner anunciou que passará o comando do JN para César Tralli.
- Pela primeira vez, o debate presidencial será exibido no horário da novela.
- O BBB 26 terá um terceiro grupo, formado por ex-participantes veteranos.
- Eliana foi confirmada com um novo programa familiar nas tardes de domingo.
- Grazi Massafera viverá sua primeira vilã na próxima novela das nove.
- Ronaldinho Gaúcho fará a cobertura da Copa do Mundo de 2026.
- A emissora investirá em microdramas verticais para celular, com Jade Picon.
O Globoplay também celebra um marco importante, como destacou o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho. “O Globoplay completa 10 anos, crescendo sem parar, apresentando cada vez mais conteúdo, conteúdo original para a população brasileira. Já são 30 milhões de brasileiros consumindo mensalmente o Globoplay, algo que nos dá muito orgulho, que fala com a história da Globo, de produzir sempre com muita qualidade, com excelência, de inovar e apresentar isso tudo sempre para o público brasileiro”, disse.
Novelas e o primeiro microdrama da Globo
Na dramaturgia, a emissora anunciou a estreia de Três Graças, a nova novela das nove que começa na próxima segunda-feira (20). A atriz Grazi Massafera está pronta para viver sua primeira vilã, Arminda. “É debochada, é cheio de humor, mas também é bastante perigosa, como as vilãs que o Aguinaldo escreve”, afirmou a atriz em conversa com a reportagem do Jornal Nacional.
A faixa das sete vai adentrar o universo sertanejo com Coração Acelerado, que estreia em janeiro e contará com uma participação especial da cantora Ana Castela. Para a faixa das seis, a atriz Duda Santos foi confirmada como a protagonista de A Nobreza do Amor. Além disso, a Globo vai investir em um novo formato de dramaturgia: o microdrama. Jade Picon estrelará o primeiro projeto, Tudo Por Uma Segunda Chance, com episódios curtos e gravados na vertical para o celular.
BBB com veteranos e a chegada de Eliana
O entretenimento também trará novidades em formatos já consagrados. O BBB 26 contará com um terceiro grupo de participantes, além dos tradicionais Pipocas e Camarotes. Ex-BBBs formarão o grupo dos veteranos, retornando à casa mais vigiada do Brasil. “Personagens que marcaram suas edições agora vão voltar para tentar outra vez o grande prêmio“, comentou o apresentador Tadeu Schmidt.
As tardes de domingo também serão renovadas com a estreia de um novo programa de auditório comandado por Eliana. A apresentadora, recém-chegada à emissora, adiantou detalhes da atração. “Vamos reunir mais ainda a família em torno da música, de matérias, vamos falar sobre a nossa cultura, vai ser muito especial“, declarou Eliana.
Copa do Mundo e mais novidades no esporte
O esporte terá um lugar de destaque na programação de 2026, principalmente com a cobertura da Copa do Mundo. A emissora anunciou que Ronaldinho Gaúcho terá um quadro especial durante o evento. “Vai ser legal participar, mostrar um outro lado, aquela coisa extracampo e uns rolês diferentes“, disse o ex-jogador. O ex-atleta Denilson também foi confirmado como comentarista do torneio.
Além do mundial, a Fórmula 1 está de volta à programação com uma cobertura mais tecnológica e interativa. Outra novidade é que o futebol feminino passará a ter um horário fixo de exibição aos sábados, fortalecendo a visibilidade da modalidade.
A sucessão no Jornal Nacional e o debate presidencial
O jornalismo da Globo anunciou uma de suas mudanças mais significativas. William Bonner confirmou que deixará a bancada do Jornal Nacional e passará o comando para César Tralli, que formará dupla com Renata Vasconcelos.
“Eu vou passar o bastão do Jornal Nacional para aquele rapaz ali, o César Tralli e a dupla dele com a Renata Vasconcelos, sob comando editorial da Cristiana Souza Cruz, é que vai levar adiante o produto jornalístico de maior audiência do Brasil e, acreditem, é disso que eu vivo, credibilidade, o programa jornalístico de maior audiência em qualquer democracia do mundo“, disse Bonner durante o evento.
A dupla de apresentadores também revelou uma novidade histórica para as eleições de 2026. “Em 2026, o Jornal Nacional vai ficar coladinho no debate para que todo mundo possa assistir”, disse Renata. “Pela primeira vez na história, o debate com os candidatos à presidência da República vai ser exibido na hora da novela das nove, logo depois do Jornal Nacional“, complementou Tralli.
Em entrevista ao JN, Tralli reforçou seu compromisso. “A gente pode esperar aquele trabalho nosso do cotidiano, com toda dedicação do mundo, sempre pensando na sociedade, procurando esclarecer os fatos, combatendo fake news, informando com o máximo de isenção, credibilidade, informação correta“, afirmou.
O Fantástico também foi renovado e terá novos quadros. Um deles será comandado pelo influenciador Felca, que ganhou notoriedade ao denunciar a exploração de crianças e adolescentes na internet. “Eu ia falar que eu estou ansioso, mas não estou ansioso, eu estou empolgado”, avisou o influenciador.
O futuro com a TV 3.0
Por fim, a Globo destacou seus investimentos na TV 3.0, ou DTV+. A nova tecnologia permitirá publicidade interativa e segmentada na TV aberta, transformando a tela em uma vitrine que conecta conteúdo a produtos e serviços.
“A gente quer oferecer a melhor experiência tanto no consumo do nosso conteúdo de entretenimento, esportes e jornalismo, como também a melhor experiência consumindo anúncios, propaganda, publicidade, que seja bom para quem está assistindo“, comentou Manzar Feres, diretora de negócios da Globo.


