A Globo e a BBC Studios anunciaram nesta quinta-feira (9) um acordo inédito de coprodução para uma nova série documental que levará o público ao coração da Amazônia. O projeto une a reconhecida excelência da BBC na produção de documentários com a capacidade do jornalismo da Globo em contar histórias autênticas sobre uma das regiões mais vitais e disputadas do planeta.
A colaboração representa a primeira coprodução da BBC Studios na América Latina e tem como objetivo criar um dos maiores documentários já realizados sobre a floresta, com foco na força das comunidades indígenas e na urgência de sua preservação. A BBC Studios, que intermediou o acordo, será responsável pela distribuição global da série.
Diretor destaca união das empresas
Para Gabriel Jácome, diretor de Gestão de Conteúdo da TV Globo, a parceria representa um momento histórico para o audiovisual brasileiro. Ele destacou a união de expertises para criar um conteúdo de impacto mundial. “Este documentário representa um marco para a produção documental no Brasil. Vamos unir nosso profundo conhecimento de Brasil com a excelência da BBC Studios na produção de documentários extraordinários que viajam pelo mundo”, comentou.
“Será um dos maiores documentários já realizados na Amazônia, uma oportunidade única de contar uma história genuinamente brasileira com alcance global. Esta coprodução é mais do que uma série: é um testemunho da força das comunidades indígenas, da urgência em proteger a Amazônia e da potência do audiovisual como ferramenta de transformação”, afirmou Jácome.
Parceria para uma audiência global
Janet Brown, presidente de Vendas Globais de Conteúdo da BBC Studios, celebrou a colaboração com a Globo, descrita como uma parceira valiosa e de longa data, e reforçou o objetivo de estimular um diálogo significativo sobre a região. “À medida que buscamos expandir nossas ofertas de classe mundial neste mercado tão importante, estamos extremamente felizes em embarcar em nossa primeira coprodução latino-americana com a Globo, uma parceira valiosa e de longa data.”
“Esta nova série documental representa um projeto verdadeiramente colaborativo, concebido para estimular conversas significativas, ao mesmo tempo em que nos oferece uma oportunidade valiosa de entregar narrativas locais para nossos públicos latino-americanos e destacar a rica herança indígena da Amazônia em um palco global”, declarou Brown. O início das gravações da série documental será anunciado em breve.