Pesquisar
Close this search box.
FIM DE UMA ERA

Globo e SBT vão desligar o sinal na antena parabólica analógica; saiba quando

As duas principais emissoras de TV aberta do Brasil decidiram encerrar a transmissão analógica na banda C do Star One D2

William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional, da Globo, que vai desligar sinal analógico na antena parabólica
William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional; Globo e SBT definem data de desligamento do sinal analógico na antena parabólica - Foto: Reprodução/Globo
Compartilhe:

A Globo e o SBT já definiram a data para o encerramento das transmissões analógicas via satélite. Se nada mudar no planejamento, as duas principais emissoras de TV aberta do Brasil vão desligar o sinal na banda C do Star One D2 no dia 18 de agosto de 2024. A Band vai desligar a operação no próximo dia 30. A Record não transmite na tecnologia obsoleta desde março.

Conforme publicou o Portal da TV, a primeira das principais emissoras comerciais a desligar o sinal analógico via satélite foi a Record, no dia 30 de março. Para continuar acompanhando as atrações desses canais, o telespectador deverá fazer a migração de tecnologia para banda Ku através do sistema SAT HD Regional, que disponibiliza sinais em alta definição sem custo de assinatura.

A Globo tem sinal nas antenas parabólicas desde 1982. Atualmente, a programação da emissora conta com reprise do Hora 1, no lugar do Bom Dia Praça, das 6h00 às 08h30, e exibe o RJ1, da Globo Rio, na faixa das 11h45 às 13h. No horário nobre, o canal exibe o telejornal Brasil TV –criado em agosto de 2008 para não exibir reportagens eleitorais do SPTV para outras localidades. O conteúdo do noticioso é basicamente reprises do Jornal Hoje e das afiliadas.

O que fazer para não ficar sem sinal na antena parabólica?

Com uma antena de banda Ku, usando um receptor compatível com o sistema SAT HD Regional, o telespectador tem acesso ao sinal regional das emissoras nas localidades que já possuem filiais e afiliadas adicionadas no satélite. Na última semana de maio, a Rede Internacional de Televisão, conhecida como RIT, foi mais um canal que decidiu desligar o sinal analógico.

As transmissões domésticas em banda C serão encerradas no Brasil porque a tecnologia 5G utiliza a mesma faixa da radiofrequência e pode causar interferências. Por determinação da Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras da principal faixa do leilão do 5G, criaram a Siga Antenado, uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, para apoiar a população de baixa renda na substituição da antena parabólica antiga (telada) pela nova parabólica digital.

Com isso, a troca dos equipamentos é feita de forma totalmente gratuita para famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham uma parabólica telada instalada e funcionando. O agendamento deve ser feito no site da Siga Antenado. O telespectador que não for inscrito no CadÚnico pode adquirir um kit com receptor e antena em lojas especializadas ou no varejo.

Picture of Túlio Medeiros

Túlio Medeiros

Túlio Medeiros é editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.