A Globo e YouTube, plataforma de vídeos do Google, estão em negociações avançadas para dividir os direitos de transmissão em pay-per-view do Campeonato Brasileiro a partir de 2025. As duas empresas apresentaram propostas à Liga Forte União (LFU), que reúne clubes como Corinthians e Fluminense.
As negociações envolvem a disputa por dois pacotes de plataformas pagas, que incluem direitos de exibição exclusiva de jogos, no modelo pague para assistir. Para o YouTube, essa seria a primeira vez operando nesse formato no Brasil. A informação foi adiantada pelo colunista Gabriel Vaquer, do site F5, da Folha de S.Paulo.
O YouTube planeja implementar um sistema semelhante ao NFL Sunday Ticket, já utilizado nos Estados Unidos, onde jogos da liga de futebol americano são transmitidos mediante o pagamento de uma assinatura. A arrecadação com esse modelo tem sido significativa, o que despertou o interesse da plataforma em replicá-lo no Brasil.
A Globo, por sua vez, já possui um acordo com a Libra, que inclui clubes como Flamengo, Palmeiras e São Paulo. A emissora busca ampliar sua oferta de pay-per-view no Brasileirão para garantir a viabilidade do Premiere, seu canal dedicado ao modelo pague para ver.
Sem os jogos da Liga Forte União, a Globo acredita que o Premiere perderia relevância, o que torna a negociação com a LFU essencial para a continuidade do canal, que gera uma receita estimada em R$ 600 milhões por ano.
Além do pay-per-view, o YouTube também apresentou uma proposta para exibir jogos do Brasileirão em streaming gratuito, em uma iniciativa similar à parceria já existente com a CazéTV para o Campeonato Paulista.
A Liga Forte União representa um grupo de clubes que reúne Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico, Atlético-GO Botafogo, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma e Juventude, na Série A; além de Goiás, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR em outras divisões do Campeonato Brasileiro.