Pesquisar
Close this search box.
ÁREA DE CRIAÇÃO

Globo inaugura espaço para autores e confirma volta de Aguinaldo Silva

Espaço tem como objetivo aproximar ainda mais os criadores da realização de suas obras nos Estúdios Globo

Ricardo Linhares e Rosane Svartman na inauguração do novo espaço dos Estúdios Globo
Ricardo Linhares e Rosane Svartman; Globo inaugurou espaço de convivência entre autores e roteiristas nos Estúdios Globo - Foto: Globo/Beatriz Damy
Ricardo Linhares e Rosane Svartman na inauguração do novo espaço dos Estúdios Globo
Ricardo Linhares e Rosane Svartman; Globo inaugurou espaço de convivência entre autores e roteiristas nos Estúdios Globo - Foto: Globo/Beatriz Damy
Compartilhe:

A Globo inaugurou nesta quarta-feira (18) um espaço dedicado à convivência de autores de Dramaturgia e Humor com os Estúdios Globo. O ambiente visa aproximar ainda mais os criadores da realização de suas obras, além de proporcionar uma maior integração do coletivo. Em comunicado, a emissora também confirmou a contratação de Aguinaldo Silva e Izabel de Oliveira, além da renovação dos vínculos de Rosane Svartman, Gloria Perez e Ricardo Linhares.

“Acho que tem o ingrediente do pertencimento. Você sente que pertence a uma empresa maior. A gente consegue ir até o estúdio, andar pela cidade cenográfica, e ver como daquela página em branco vem o trabalho de centenas de pessoas. E eu gosto de ter esse momento com a equipe, acho que as ideias fluem de outra forma. Acaba rolando uma integração com o próprio elenco das novelas que os autores estão ali escrevendo”, diz Rosane, uma das idealizadoras do projeto.

“A novidade é parte de uma série de investimentos da Globo na área de criação, que este ano recebe o reforço de Aguinaldo Silva e Izabel Oliveira para o time de novelas, renova contratos de importantes talentos como Rosane Svartman, Gloria Perez e Ricardo Linhares; realiza oficinas de desenvolvimento de autores para as novelas das seis e sete horas; além de ampliar as ações de captação de novos criadores nas diversas regiões do Brasil”, disse a empresa em comunicado.

Amauri Soares, diretor-executivo da TV Globo e Estúdios Globo, ressaltou a relevância do movimento. “Essa inauguração é cheia de significado. Primeiro porque é uma casa de criação dentro dos Estúdios para que os roteiristas possam trabalhar aqui. Desde a pandemia nos afastamos muito. Todo mundo trabalhando remotamente, com reuniões por vídeo, mas é necessário para a criação o encontro, o esbarrar, o cruzar no corredor e trocar ideias”, disse o executivo.

“E tem uma última camada, que eu particularmente gosto muito, que é o encontro de gerações de autores e roteiristas. Temos os nossos autores veteranos e uma novíssima geração chegando. É muito importante que a gente junte as ideias dos novos com a experiência e habilidade dos veteranos. Queremos os Estúdios Globo operando em uma capacidade máxima, produzindo mais conteúdo a cada ano para oferecer as melhores ideias para os nossos exibidores: TV Globo, Globoplay e canais pagos”, afirma Amauri.

O autor Juan Julian celebrou a iniciativa da Globo em criar um ambiente para autores e roteiristas trabalharem nos Estúdios Globo. “Esse espaço é muito especial. A gente acaba ficando muito isolado das produções. Acho fundamental para oxigenar, trazer novas ideias, proporcionar encontros que não vão acontecer no online, que só podem acontecer aqui”, destaca.

A autora Renata Sofia enfatizou que a experiência de trabalhar nos Estúdios Globo vai ajudar na criação. “A gente escreve sobre a vida, a nossa matéria-prima de escrita é o mundo, o que está acontecendo ao nosso redor. Então, ter uma sala física é importante para conviver, poder ir ao estúdio e ver como está ficando a novela. E, para além da proximidade com o produto, tem a questão da vivência mesmo, viver um dia a dia de trabalhador, que é o que nós somos. Isso alimenta a gente, nosso repertório.”

Diretor de Talentos Artísticos, Bernardo Portugal explicou sobre as ações e projetos da área de Pesquisa e Desenvolvimento. “Para a gente é muito importante fomentar novos talentos. Temos um time que viaja o Brasil inteiro participando de festivais, de mostras, fazendo pesquisas, conhecendo novos profissionais. Especificamente para autores temos 11 iniciativas. Um exemplo é o Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas (LANANI), uma parceria da Globo com a Flup”, conta.

“A gente também realiza oficinas com objetivo de formar novos autores titulares para novelas das seis e das sete, por exemplo. Nossa preocupação é tentar trazer os indicadores do IBGE na nossa sociedade para dentro da TV Globo, como questões de regionalismo, diversidade de gênero, diversidade de raça. Então, a gente tem uma gama de atividades que são executadas para desenvolver não só o time que está chegando, mas o time que já está aqui dentro”, finaliza o diretor da Globo.

Picture of Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.