A Globo inaugurou nesta terça-feira (17) um estacionamento sustentável nos Estúdios Globo, em São Paulo. O espaço, equipado com 747 placas solares fotovoltaicas, tem capacidade de geração de 520 kWp, equivalente ao abastecimento energético de 344 residências. A energia gerada será direcionada para as operações da sede paulista do conglomerado de mídia.
O estacionamento da Globo conta com 180 vagas para veículos e disponibiliza cinco estações de carregamento para carros elétricos. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Brasol, empresa brasileira especializada em transição energética, com carregadores fornecidos pela Siemens, investidora da Brasol.
Maurício Gonzalez, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo, destacou a importância do projeto na estratégia de sustentabilidade da empresa. Segundo ele, a iniciativa faz parte do plano de abastecer todas as instalações fixas da emissora com energia renovável até 2030. “Avançamos em nosso compromisso de uma atuação focada na redução do impacto ambiental de tudo que fazemos e na conscientização dos funcionários, lideranças, parceiros e de toda sociedade em prol de um futuro mais sustentável”, afirmou Gonzalez.
Além do novo estacionamento em São Paulo, a Globo já possui uma estrutura similar em sua sede no Recife. A emissora também opera usinas de energia solar nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Renato Prado, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Brasol, afirmou que a iniciativa representa um avanço importante em soluções de transição energética.
“Ao combinar tecnologias como sistemas de energia solar em carport e carregadores para veículos elétricos, estamos não apenas modernizando a infraestrutura, mas também promovendo a descarbonização do consumo energético das unidades. Isso permite que companhias, como a Globo, avancem em seus objetivos de sustentabilidade e se posicionem na vanguarda da eficiência energética”, disse Prado.
O projeto também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A parceria entre Globo e Brasol contempla quatro ODS principais:
- ODS 7: Energia Limpa e Acessível – garantir acesso a fontes de energia sustentáveis e modernas.
- ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis – tornar as cidades mais inclusivas, resilientes e seguras.
- ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis – promover o uso eficiente de recursos naturais.