EXPERIÊNCIA INTERATIVA

Globo inaugura estação piloto da DTV+ e dá início aos testes da TV digital do futuro

Transmissão experimental instalada no Rio de Janeiro vai testar arquitetura e recursos da tecnologia

Torres de transmissão da DTV+ da Globo no Sumaré com vista para o Cristo Redentor e a cidade do Rio de Janeiro
Torres de transmissão no Sumaré, no Rio de Janeiro, onde a Globo instalou a estação piloto da DTV+ para testes da nova TV digital - Foto: Globo/Beatriz Damy
Compartilhe:

A Globo deu o primeiro passo rumo à nova geração da TV aberta ao inaugurar, nesta terça-feira (29), a estação piloto da DTV+ no Rio de Janeiro. A iniciativa tem caráter científico e experimental, com autorização temporária do Ministério das Comunicações e da Anatel, e marca o início dos testes da arquitetura técnica e dos modelos de uso da futura televisão digital brasileira.

O que aconteceu?

  • Globo lançou a primeira estação piloto da DTV+ no Rio de Janeiro
  • Testes começaram nesta terça-feira (29), com licença do governo
  • Projeto visa modernizar a TV aberta com sinal digital interativo
  • Nova tecnologia permitirá experiências personalizadas ao público
  • Evento reuniu autoridades e representantes da indústria da mídia
  • Aplicativo DTV+ terá recursos como replay, estatísticas e enquetes
  • Publicidade será segmentada com base no perfil dos usuários
  • Estações comerciais devem ser lançadas até a Copa de 2026

A cerimônia reuniu autoridades públicas e executivos da indústria da comunicação. O evento simboliza a transição da TV aberta para um modelo híbrido, com gratuidade e alcance aliados à interatividade e personalização típicas do ambiente digital. Nesse sentido, a estação cobre parte da Zona Sul e da Barra da Tijuca por meio de receptores específicos, restritos à fase de testes.

Segundo Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, a DTV+ representa uma virada histórica. “Ela vai abrir a possibilidade de levar essa audiência massiva para o ambiente digital. É uma nova experiência de ver TV, com mais oportunidades para o público e para o mercado”, afirmou. Ele destacou o lançamento como parte das celebrações dos 100 anos da Globo e 60 anos da TV Globo.

Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo e presidente do Fórum SBTVD, ressaltou a importância do projeto para o setor. “A TV aberta domina 60% da audiência domiciliar no Brasil. Com a DTV+, ela passa a se relacionar com cada um dos nossos consumidores de forma personalizada, oferecendo ao mercado publicitário todos os produtos de publicidade típicos das grandes mídias digitais”, explicou. A fase piloto será usada para desenvolver tecnologia, testar formatos e preparar a implementação comercial em 2026.

Globo mostra funcionalidades da DTV+

Durante a demonstração da Globo, o público conheceu dois eixos centrais do projeto: a experiência do telespectador e as possibilidades comerciais. Para os usuários, o aplicativo DTV+ trará transmissões ao vivo com recursos interativos, como personalização de áudio, estatísticas em tempo real, enquetes e replays sob demanda.

Leonora Bardini, diretora da TV Globo, afirmou que o processo de acesso será simplificado. “Com um processo de logagem supersimples, o usuário se conecta à conta da DTV+ e passa a ter uma série de opções de interação”, disse. Além disso, a executiva da Globo destacou que a tecnologia combina alcance de massa com ferramentas digitais individualizadas.

A publicidade também será beneficiada com novas possibilidades de segmentação. A tecnologia permitirá anúncios personalizados por região e perfil de usuário, com base no login na plataforma. O sistema também testará o recurso Dynamic Ad Insertion (DAI), que permite inserir comerciais de forma dinâmica durante a programação.

No evento de lançamento da estação de testes, a Globo ainda apresentou soluções para mídia out-of-home (OOH). Totens poderão receber conteúdos publicitários diretamente do sinal de TV, sem depender de conexão com a internet. Com isso, a proposta abre espaço para novos modelos de negócio em locais com baixa conectividade.

Nesta fase experimental, a estação servirá como base para ajustes técnicos e de conteúdo. A previsão é que as primeiras estações comerciais da DTV+ entrem em operação no Rio de Janeiro e em São Paulo, a tempo da Copa do Mundo de 2026.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.