EXPERIÊNCIA MULTIPLATAFORMA

Globo investe em microdramas e lança Gustavo Mioto como ator de novelas

Conteúdo curto e vertical será lançado nas redes sociais da TV Globo e no Globoplay para consumo em dispositivos móveis

Gustavo Mioto de camisa xadrez e colar de pérolas cantando e tocando violão em performance acústica
Gustavo Mioto estreará como ator em novelinhas para celular da Globo - Foto: Globo/Giu Pera
Compartilhe:

A Globo anunciou o investimento em microdramas, formatos curtos e verticais de dramaturgia. A iniciativa, que acompanha uma tendência internacional, faz parte da estratégia de inovação da empresa. Os lançamentos estão previstos para este ano nas redes sociais da TV Globo e Globoplay, voltados para o consumo em dispositivos móveis. O objetivo é construir uma linguagem própria para os microdramas.

“Produzidos pelos Estúdios Globo, com a mesma excelência que fez da nossa dramaturgia referência na TV e na reverberação nas redes, essa nova iniciativa busca expandir o universo criativo das nossas novelas no ambiente digital. Nossa estratégia une a programação linear, com seu alcance de massa, às camadas digitais, e criam uma lógica de engajamento contínuo da audiência, ampliando os pontos de conexão do público com nossas histórias e personagens”, disse Leonora Bardini, diretora da TV Globo.

A TV Globo disponibilizará os microdramas de forma aberta e gratuita nas redes sociais. A proposta segue a lógica transmídia, integrando narrativas e personagens das obras. Dois projetos estão previstos para este ano. O primeiro é Tudo Por uma Segunda Chance, produzido pelos Estúdios Globo, escrito por Rodrigo Lassance e dirigido por Adriano Melo. O microdrama terá 50 episódios de dois a três minutos.

A obra será ativada e terá uma lógica de publicação nas redes sociais integrada à novela das sete, Dona de Mim. Personagens acompanharão os episódios do microdrama, enquanto o público poderá assisti-los nas redes sociais. Na trama, o jovem empresário Lucas Trajano, herdeiro de uma das maiores fortunas de São Paulo, está prestes a se casar com a designer Paula Magalhães. A amiga de infância dos dois, Soraia, inveja Paula e fará tudo para conquistar Lucas e sua herança.

No Globoplay, o primeiro microdrama será lançado em dezembro. Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário, produzido pela Formata, será protagonizado pelo cantor sertanejo Gustavo Mioto. O microdrama terá 50 episódios com duração máxima de dois minutos. A diretora do Globoplay, Julia Rueff, destacou que o serviço de streaming reafirma seu papel como a casa das novelas e séries brasileiras, agora com histórias curtas, verticais e dinâmicas.

“Agora, dá um passo além com os microdramas: histórias curtas, verticais e dinâmicas, que unem inovação de formato à toda expertise e qualidade da nossa dramaturgia. Uma nova forma de emocionar, envolver e acompanhar o público em todos os momentos do dia, ampliando as opções para atender as preferências dos usuários”, disse a executiva.

Os primeiros seis ou sete episódios do microdrama no Globoplay serão disponibilizados gratuitamente para todos os usuários logados e no YouTube. Os demais estarão disponíveis apenas para assinantes do Globoplay. A oferta será feita em um trilho específico que trará títulos desenvolvidos nos Estúdios Globo, com produtoras independentes e obras licenciadas, inicialmente apenas para consumo mobile.

A trama de Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário traz Cindy (Maya Aniceto), uma cantora talentosa e mãe solo. Ela se apaixona por Diego (Gustavo Mioto), um milionário misterioso que finge ser músico e pobre para conquistá-la. Os microdramas serão apresentados no Upfront Globo no dia 13. O evento vai detalhar os modelos de patrocínio, novos formatos contextualizados de inserção de marca e ações em redes sociais.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.