A Globo dá sequência às celebrações do seu centenário com o lançamento de um novo filme publicitário que destaca a relação entre a empresa e os brasileiros. Com narração de William Bonner, a peça audiovisual revisita eventos que marcaram a trajetória do grupo e do país. A estreia aconteceu no Fantástico deste domingo (16), e a partir desta segunda-feira (17), o vídeo passa a circular nas plataformas digitais da Globo e da Editora Globo.
O filme percorre a evolução do grupo de comunicação desde a fundação do jornal O Globo, em 1925, até os dias atuais, mostrando a presença da Globo em diferentes meios, como TV, rádio, digital e streaming. A campanha também celebra marcos históricos, como os 80 anos da Rádio Globo, 60 anos da TV Globo, 25 anos do jornal Valor Econômico e da Globo.com, além dos 10 anos do Globoplay.
Globo faz homenagem aos brasileiros
Com uma abordagem emotiva, a peça destaca como a Globo fez parte do cotidiano do Brasil ao longo das décadas. O vídeo resgata cenas icônicas da dramaturgia, como novelas que impactaram o país, entre elas Vale Tudo (1988), Avenida Brasil (2012), Guerra dos Sexos (1983) e Dancin’ Days (1978). Também inclui imagens históricas de coberturas jornalísticas e transmissões esportivas, como as Copas do Mundo.
“Este filme é uma homenagem aos milhões de pessoas que, todos os dias, escolhem as nossas histórias. Seja na TV, no rádio, nos jornais, nas revistas, no digital. Afinal, os 100 anos de Globo só existem por conta dessa relação com os brasileiros, por fazermos parte da vida deles e eles, parte da história da empresa. São trajetórias que se entrelaçam, histórias compartilhadas. Fazendo com que a gente se reconheça a partir de um senso de pertencimento que é único para nós, brasileiros”, afirma Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo.
Para William Bonner, a oportunidade de narrar a peça é especial. “É uma honra ser a voz desse filme, que revive nossa memória e a de nosso país. Fazer parte dessa história é entender que somos parte também da vida de milhões de pessoas”, afirma o jornalista. “Estamos celebrando 100 anos juntos, com a certeza de olhar para a frente com a mesma paixão, para continuar conectando os brasileiros às suas próprias histórias. É como diz o filme: um futuro que começou há 100 anos e que muda todo dia para continuar”, complementa.
O começo do conglomerado
A história do Grupo Globo começou em 29 de julho de 1925, quando a primeira edição do jornal O Globo chegou às bancas do Rio de Janeiro. O lançamento marcou o início do que viria a se tornar o maior conglomerado de mídia do Brasil.
Fundado por Irineu Marinho (1976-1925) e conduzido por décadas por seu filho mais velho, Roberto Marinho (1904-2003), o grupo tem na diversidade e na cultura nacional suas principais fontes de inspiração. A Globo se tornou referência na comunicação e no entretenimento, sendo parte do cotidiano de milhões de brasileiros.
“Se manter conectado à vida dos brasileiros e acreditar na contribuição que podemos continuar dando ao país é o que nos move. Sendo, sempre, esse espaço coletivo. De encontro e de respeito”, finaliza Manuel Falcão. A campanha do centenário teve início em 1º de janeiro, com uma matéria especial no Jornal Nacional narrada por Pedro Bial.