O ator Ney Latorraca morreu nesta quinta-feira (26), aos 80 anos, na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro devido a complicações de saúde relacionadas ao câncer de próstata, diagnosticado em 2019. O artista deixa o marido, Edi Botelho, com quem viveu por 30 anos.
O velório do ator será aberto ao público e acontecerá nesta sexta (27), no Teatro Municipal (Praça Floriano Peixoto, Centro, Rio de Janeiro), das 10h30 às 13h30. Segundo a Globo, a cremação será reservada aos amigos e familiares.
Nascido em Santos, no dia 25 de julho de 1944, Ney Latorraca teve uma carreira marcante na televisão, teatro e cinema. Na TV Globo, ele protagonizou personagens icônicos, como o Conde Vlad, de Vamp (1991), e o velhinho Barbosa, de TV Pirata (1988). No teatro, brilhou ao lado de Marco Nanini na peça O Mistério de Irma Vap, sucesso absoluto por 11 anos.
Ney Latorraca começou cedo no mundo artístico, incentivado pelos pais, que trabalhavam em cassinos. Seu talento emergiu na infância, quando participou da Rádio Record aos seis anos. Após ingressar na Escola de Arte Dramática da USP, formou-se com excelência em 1969. Desde então, construiu uma trajetória consolidada e reconhecida.
Globo faz homenagem ao ator Ney Latorraca
Em homenagem à contribuição de Ney Latorraca à dramaturgia, a TV Globo exibe hoje uma edição especial do Conversa com Bial, gravada em 2021. No programa, o artista reflete sobre sua vida, destacando como atuar foi sua resposta às dificuldades enfrentadas na infância. O episódio revisita momentos icônicos da carreira do ator, desde sua estreia em Beto Rockfeller (1968) até suas participações em programas como TV Pirata (1988).
Na TV por assinatura, os canais Viva e GNT também celebram o legado de Ney Latorraca. O Viva apresenta o episódio Os Diferenciados, de A Grande Família (2001-2014), às 22h. Em seguida, o GNT exibe o episódio de Que História É Essa, Porchat?, com Ney como convidado, às 22h30. No Globoplay, a homenagem ao ator está em destaque na página inicial, com títulos que relembram trabalhos marcantes de sua carreira.