Pesquisar
Close this search box.
FILA DAS NOVELAS

Globo quer novas novelas de Walcyr Carrasco, João Emanuel Carneiro e Rosane Svartman

Amauri Soares, novo diretor dos Estúdios Globo, pretende investir em novos autores, incluindo três roteiristas negros

Walcyr Carrasco, autor da Globo, no lançamento de Terra e Paixão
Walcyr Carrasco no lançamento de Terra e Paixão; Globo quer novas histórias de autores consagrados - Foto: Globo/Reginaldo Teixeira
Compartilhe:

A Globo iniciou negociações para renovar contratos com os autores Walcyr Carrasco, João Emanuel Carneiro e Rosane Svartman, visando a produção de três novas novelas de cada um. Gloria Perez, que renovou acordo com a empresa recentemente, prepara um projeto para o segundo semestre de 2025 e será chamada para conversas.

De acordo com o site Notícias da TV, parceiro do UOL, a emissora também pretende investir em novos autores, incluindo três roteiristas negros. A estratégia de Amauri Soares, no comando dos Estúdios Globo há pouco mais de um ano, é escalar autores consagrados com antecedência para tranquilizar a formação de novos talentos.

O chefão da Globo reformulou o calendário de novelas herdado de Ricardo Waddington, ex-diretor dos Estúdios Globo, que deixou a emissora em março do ano passado. Com isso, Amauri Soares definiu o time de autores que deseja manter: Gloria Perez, Walcyr Carrasco, João Emanuel Carneiro e Rosane Svartman. Izabel de Oliveira, autora de Cheias de Charme (2012), prepara uma novela das sete.

De acordo com a publicação, o objetivo da Globo é ter mais sinopses em avaliação e uma maior diversidade de histórias, apostando no talento de roteiristas negros. Elisio Lopes Jr., coautor de Amor Perfeito (2023), teve uma sinopse aprovada e já escreve os primeiros capítulos de um folhetim para as sete, possivelmente a primeira novela solo de um autor negro. A Globo ainda avaliará os 24 primeiros capítulos.

Além dele, a roteirista Renata Martins e o escritor Juan Jullian também trabalham em sinopses para novelas das seis, aguardando aprovação da emissora. Renata, de 46 anos, integrou a equipe de Pedro & Bianca (2012), produção premiada da TV Cultura. Jullian, de 28 anos, autor da comédia romântica Ritmo de Natal, do Globoplay, e será colaborador na próxima novela das sete escrita por Claudia Souto.

Chefão da Globo quer autora de Vai na Fé no horário nobre

Walcyr Carrasco acertou com a Globo para desenvolver e escrever os primeiros capítulos de uma continuação de Êta Mundo Bom! (2016). O projeto, no ar em 2025, terá Mauro Wilson como coautor. Em seguida, Walcyr trabalhará em uma nova novela das nove. O novelista tem 72 anos e enfrenta problemas de locomoção.

João Emanuel Carneiro, de 54 anos, escreve atualmente Mania de Você, próxima novela das nove, prevista para setembro. Segundo a reportagem, o criador de Todas as Flores (2022) foi incentivado por Amauri Soares a apresentar novas ideias. As gravações da trama substituta de Renascer começaram na semana passada, em externas do Rio de Janeiro.

Aos 75 anos, Gloria Perez renovou contrato com a Globo no último dia 24 e trabalha em uma novela para o segundo semestre de 2025, às 21h, substituindo provavelmente o remake de Vale Tudo (1988). A emissora quer mais duas novelas de Perez. A trama do ano que vem será uma das novidades da comemoração dos 60 anos da empresa.

Já Rosane Svartman, de 54 anos, criadora de novelas das sete de sucesso como Totalmente Demais (2015) e Vai na Fé (2023), deseja continuar nessa faixa. No entanto, Amauri Soares tenta convencê-la a desenvolver uma história para as 21h.

Picture of Redação

Redação

O Portal da TV é produzido por uma equipe de jornalistas profissionais apaixonados pelo universo televisivo. Nossa missão é simples, mas crucial: levar informação com responsabilidade e precisão aos nossos leitores. Acreditamos na importância de um jornalismo ético e imparcial.