A Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão anunciou nesta quinta-feira (25) os indicados ao Emmy Internacional 2025. A Globo aparece em cinco categorias. O grupo disputa com a novela Mania de Você (2024), a reportagem especial do Fantástico sobre El Salvador, a série Bora, o Pódio É Nosso, do Gloob, a coprodução internacional Fallen – Luz e Sombra, do Globoplay, e o documentário O Prazer é Meu, do GNT.
Esta é a 53ª edição do prêmio, que reúne 64 indicados em 16 categorias e bateu recorde de participação, com produções de 26 países. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 24 de novembro, em Nova York, durante a tradicional noite de gala. Antes, entre 21 e 23 de novembro, os indicados participarão do Festival Mundial de Televisão do Emmy Internacional.
Fantástico concorre na categoria jornalística
Na disputa jornalística, a Globo concorre com uma reportagem de 21 minutos exibida pelo Fantástico sobre o controverso plano de combate ao crime em El Salvador. A produção, conduzida por Álvaro Pereira Junior e Lúcio Rodrigues, mostra comunidades que celebram a redução da violência, mas enfrentam prisões em massa de familiares e amigos. A obra disputa com produções do Reino Unido, Catar e Suécia.
Mania de Você disputa como telenovela
A novela Mania de Você, de João Emanuel Carneiro, com direção artística de Carlos Araujo, também aparece entre os indicados. A trama estreou em setembro de 2024, na faixa das 21h da TV Globo, e acompanha as histórias de Viola (Gabz), Luma (Agatha Moreira), Mavi (Chay Suede) e Rudá (Nicolas Prattes). Gravada em Angra dos Reis, a produção mistura amor, poder e obsessão, com vilões interpretados por Rodrigo Lombardi e Adriana Esteves.
Série infantil do Gloob também está na disputa
A série Bora, o Pódio É Nosso, do Gloob, em cinco episódios, mostra modalidades paralímpicas e apresenta jovens paratletas ao lado de seus ídolos esportivos. Com apresentação de Paola Antonini e direção de Paula Buarque, a produção busca valorizar o esporte adaptado e já concorre ao lado de produções da Alemanha, Reino Unido e África do Sul.
Coprodução internacional do Globoplay
Baseada na saga literária de Lauren Kate, a série Fallen – Luz e Sombra é uma coprodução internacional do Globoplay com produtoras do Reino Unido, Suíça, Bélgica e Alemanha. O drama acompanha Lucinda Price (Jessica Alexander), enviada a uma clínica psiquiátrica após ser acusada de incêndio criminoso. A obra concorre na categoria Live Action contra produções do Brasil, Quênia e Noruega.
Documentário do GNT aborda prazer feminino
Na categoria Documentary, o GNT disputa com O Prazer é Meu, coprodução com a Amana Cine. Em cinco episódios, a atriz Mariana Xavier apresenta reflexões sobre o prazer feminino, seus tabus e desafios históricos. Com direção de Eliza Capai, a série concorre com obras do Reino Unido, França e África do Sul.
Homenagem ao presidente do Grupo Globo
Na cerimônia de 2025, João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo, receberá o troféu Personalidade Mundial da Televisão (International Emmy Directorate Award). A homenagem reconhece sua liderança no centenário do Grupo Globo e nos 60 anos da TV Globo. A emissora já foi agraciada anteriormente em 1976, 1983 e 2014, em prêmios recebidos por Roberto Marinho (1904-2003) e Roberto Irineu Marinho.