Pesquisar
Close this search box.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Globo Repórter mostra efeitos do aquecimento global no sul de Minas

Nesta sexta (30), programa da TV Globo explora as mudanças climáticas na região e seus impactos na vegetação, fauna e agricultura locais

Liliana Junger durante reportagem do Globo Repórter
Liliana Junger no Globo Repórter; programa mostra os efeitos das mudanças climáticas no sul de Minas Gerais - Foto: Divulgação/Globo
Liliana Junger durante reportagem do Globo Repórter
Liliana Junger no Globo Repórter; programa mostra os efeitos das mudanças climáticas no sul de Minas Gerais - Foto: Divulgação/Globo
Compartilhe:

O Globo Repórter desta sexta-feira (30) leva os telespectadores em uma jornada pelo sul de Minas Gerais para revelar os impactos do aquecimento global em uma das regiões mais frias do Brasil. Conduzida pela repórter Liliana Junger, a edição explora as mudanças climáticas e suas consequências para a natureza e os habitantes locais. O ponto de partida é a Montanha Sagrada, em São Lourenço, de onde é possível observar as transformações na paisagem provocadas pelo aumento das temperaturas.

No Parque Nacional do Itatiaia, localizado na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, os biólogos monitoram as mudanças na vegetação dos campos de altitude, que se recuperam de uma queimada devastadora ocorrida em junho deste ano. O incêndio destruiu 300 hectares, afetando plantas, animais e equipamentos de pesquisa. A equipe do Globo Repórter acompanha os esforços para restaurar o ecossistema local, destacando a importância da preservação ambiental em tempos de aquecimento global.

Além disso, o Globo Repórter também visita a estação meteorológica no ponto mais frio do Parque Nacional do Itatiaia, onde o guarda ambiental Guilherme Ramos mostra como as temperaturas negativas, outrora comuns, estão se tornando raras. Em 1985, nevou no local, um fenômeno que hoje parece cada vez mais distante. A conservação do ambiente se mantém como a principal atração do parque, apesar das alterações climáticas.

A reportagem de Liliana Junger inclui uma conversa com William Siqueira, geógrafo e consultor climatológico, conhecido como “caçador de frio”. Morador de Maria da Fé, na Serra da Mantiqueira, Siqueira monta estações meteorológicas nos pontos mais gelados do país e utiliza os dados para auxiliar os agricultores locais no planejamento de suas colheitas.

O Globo Repórter destaca como os produtores de azeitonas, uvas e morangos, culturas que dependem do frio para prosperar, precisam se adaptar às mudanças no clima. Além das montanhas geladas, o programa explora Poços de Caldas, um oásis de calor no sul de Minas, conhecido por suas águas termais.

No Globo Repórter, Liliana Junger experimenta um banho termal e relata os benefícios das águas, reconhecidos há mais de cem anos. “O banho termal é um tratamento recomendado até pelo SUS. Nos dá a sensação de que a natureza está nos entregando uma ferramenta para nos ajudar”, afirma Liliana, destacando a importância dessas fontes naturais de bem-estar.

O Globo Repórter vai ao ar logo após o programa Estrela da Casa, na TV Globo.

Picture of Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.