REALIDADE

Globo Repórter mostra histórias reais que inspiraram a novela Três Graças

Bette Lucchese visita Brasilândia e Rocinha para mostrar os desafios da maternidade solo e da gravidez na adolescência na vida real

Bette Lucchese e Alana Cabral conversam no set da novela Três Graças, com cenário de fachada colorida e iluminação de estúdio ao fundo
Bette Lucchese e Alana Cabral no set da novela Três Graças; Globo Repórter aborda os temas da nova novela das nove - Foto: Divulgação/Globo
Compartilhe:

O Globo Repórter desta sexta-feira (17) apresenta as histórias reais de maternidade solo e gravidez na adolescência que servem de base para a nova novela das nove da TV Globo, Três Graças. A repórter Bette Lucchese visita a Brasilândia, na zona norte de São Paulo, comunidade que inspirou a fictícia Chacrinha, cenário da trama que estreia na segunda-feira (20).

O que aconteceu?

  • O Globo Repórter desta sexta (17) trata da maternidade solo.
  • O programa visita Brasilândia (SP) e Rocinha (RJ).
  • Temas são inspirados na nova novela das 21h, Três Graças.
  • Bette Lucchese entrevista mulheres que criam filhos sozinhas.
  • Aguinaldo Silva revela a inspiração para a trama das nove.
  • Dira Paes, Sophie Charlotte e Alana Cabral comentam a produção.
  • Jornalístico vai ao ar após o último capítulo de Vale Tudo.

A nova novela de Aguinaldo Silva, escrita com Virgílio Silva e Zé Dassilva, narra a vida de três gerações de mulheres da família Maria das Graças: a avó Lígia (Dira Paes), a mãe Gerluce (Sophie Charlotte) e a filha Joélly (Alana Cabral). Todas enfrentaram a maternidade solo na adolescência. O programa mostra os bastidores da construção das personagens e discute a importância de debater o tema.

“A gente quer contar uma história ficcional, de emoção, superação, esperança. É um assunto que precisa sair do véu do tabu e ser discutido, compreendido”, afirma a atriz Sophie Charlotte ao Globo Repórter.

Na trama, Joélly (Alana Cabral) é uma adolescente preta da periferia que engravida aos 15 anos. Fora da ficção, Bette Lucchese conhece Yasmin Oliveira, grávida de Pedro Henrique. A mãe de Yasmin, Ana Cristina, também foi mãe na juventude, revelando como a maternidade precoce se repete em algumas famílias.

“Minha mãe engravidou aos 18 anos e agora, com a Joélly, consigo sentir um pouco da dor, da angústia de ter os sonhos interrompidos. Estou sentindo o que minha mãe sentiu aos 18. Acho que estou mais empática, me tornando uma filha melhor para ela também”, conta Alana Cabral.

A realidade das mães solo no Brasil

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, 15% das famílias brasileiras são chefiadas por mães solo. O número de lares com mulheres criando os filhos sozinhas aumentou de 9 para 12 milhões em doze anos. Na Brasilândia, um instituto de apoio atende 136 mulheres nesta situação, mostrando como a união transformou suas vidas.

“Acho que também deixamos uma mensagem para os homens. (…) é muito retrógrado ainda estarmos falando sobre alienação parental, sobre a falta de responsabilização masculina na gravidez, sobre o abandono das mulheres em suas dificuldades. Há um convite à reflexão, à tomada de consciência coletiva. E uma novela é perfeita para isso”, avalia Dira Paes.

O programa segue para a Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, para conhecer Giovanna Moraes, que engravidou de Kiara aos 15 anos. “Quando descobri, já estava com seis meses”, relata a jovem. O autor Aguinaldo Silva também revela como a ideia da novela surgiu após uma visita à Maternidade Leila Diniz, no Rio.

Bette Lucchese visita a instituição, que participou de uma pesquisa sobre os impactos da gravidez na adolescência. O Globo Repórter vai ao ar nesta sexta-feira (17), logo após o último capítulo de Vale Tudo.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.