O Globo Repórter exibe nesta sexta-feira (28), na TV Globo, um especial sobre Copacabana, bairro do Rio de Janeiro conhecido mundialmente por sua praia e vida urbana intensa. Com reportagens de Bette Lucchese, o programa revela as histórias de moradores e locais emblemáticos que ajudaram a construir a identidade da região.
Entre os destaques do Globo Repórter está a Galeria Menescal, inaugurada em 1942 por imigrantes durante a Segunda Guerra Mundial. No programa, Klaus Scheyer Junior, síndico e filho de comerciantes que atuam no espaço há 74 anos, compartilha memórias sobre a preservação do prédio e sua importância para a cultura local.
Outro personagem apresentado no Globo Repórter é Lucy de Freitas, vendedora de água de coco que conquistou os moradores das ruas Xavier da Silveira e Barata Ribeiro com sua barraca. Há 15 anos no local, ela se tornou figura conhecida do bairro, mostrando como Copacabana também representa oportunidades de trabalho e convivência.
O programa ainda aborda a história do hotel Copacabana Palace, símbolo do bairro e marco na modernização do Brasil na década de 1920. A construção do hotel contribuiu para atrair celebridades, festas e eventos internacionais ao Rio de Janeiro, então capital do país.
Além disso, a artista plástica Janette Goldberg, de 81 anos, abre as portas de sua casa, transformada em galeria de arte com obras inspiradas na paisagem local. O Globo Repórter também relembra o surgimento do frescobol e de outros esportes de praia que nasceram nas areias de Copacabana.
“Esse programa é especial para mim porque também sou uma moradora de Copacabana e há 20 anos acompanho de perto as transformações do bairro. A impressão que temos é que todos conhecem Copacabana, mas o Globo Repórter vai mostrar um olhar que vai muito além da praia, das belas paisagens e dos grandes eventos”, diz a repórter Bette Lucchese.
O Globo Repórter vai ao ar nesta sexta-feira (28), logo após o BBB 25.