Pela primeira vez em sua história, o Globo Repórter desembarca no Azerbaijão para mostrar os mistérios, tradições e paisagens dessa nação pouco conhecida. Em dois episódios inéditos, exibidos nesta sexta-feira (16) e no próximo dia 23, o correspondente da TV Globo em Londres, Murilo Salviano, conduz uma jornada surpreendente por esse país localizado entre a Europa e a Ásia.
Segundo o repórter, a produção marca um momento especial para o programa. “Estamos trazendo uma região onde o Globo Repórter nunca havia pisado. Uma terra que ficou fora das câmeras por décadas e que guarda tesouros da humanidade”, afirma Salviano. A série percorre o interior do Azerbaijão, com passagens por vilarejos históricos, montanhas nevadas e paisagens deslumbrantes.
O Globo Repórter começa a viagem pelo Azerbaijão em Yanar Dag, a chamada “montanha em chamas”, que arde ininterruptamente há mais de quatro mil anos. Hoje um dos principais pontos turísticos do Azerbaijão, o local é abastecido por uma reserva natural de gás. A produção também destaca o Zoroastrismo, antiga religião que influenciou a cultura do país e ainda deixa marcas visíveis em rituais e monumentos.
A bordo de um Lada, carro clássico da era soviética, o jornalista percorre 60 quilômetros de Baku até o Parque Nacional do Gobustan, onde estão os maiores vulcões de lama do planeta. O barro gelado e espesso surpreende o repórter. Em seguida, ele sobe até o norte do país, próximo à fronteira com a Rússia, cruzando paisagens que vão do deserto ao gelo das montanhas de Shahdag.
As chamadas Montanhas Candy Cane, com listras em tons de vermelho e laranja, são outro destaque do percurso. Na cidade histórica de Shaki, Patrimônio Mundial da Unesco, Salviano visita os caravanserais, antigos pontos de parada da Rota da Seda, onde conhece técnicas de preparo de chás e doces típicos da região.
Na vila de Baskal, o programa mostra os últimos artesãos de kelagayi, lenço de seda listado como Patrimônio Imaterial da Humanidade. O repórter participa do processo de produção ao lado do mestre Abbas Ali e confecciona uma peça dedicada à apresentadora Sandra Annenberg. O primeiro episódio do Globo Repórter sobre o Azerbaijão vai ao ar nesta sexta (16), depois de Vale Tudo, na TV Globo.