A TV Globo reuniu jornalistas e influenciadores nesta semana para apresentar as novidades do departamento de jornalismo em 2026. O Fantástico terá o futuro como foco, com destaque para a inteligência artificial e a ciência. Nesse sentido, duas séries de Álvaro Pereira Júnior marcam a fase: O Código da Vida, sobre genética, e Mentes Digitais. Além disso, Felipe Santana mostrará a disputa entre China e Estados Unidos pelo pioneirismo global.
O que você precisa saber
- A TV Globo anunciou novidades do jornalismo nesta semana.
- O Fantástico terá séries sobre inteligência artificial e genética.
- Maju Coutinho estreia quadro onde janta com entregadores de app.
- Poliana Abritta lidera nova temporada com foco na adolescência.
- Caco Barcellos volta ao dominical com um reality para repórteres.
- O influenciador Felca discute a saúde mental de jovens na atração.
- A série Cidade Subterrânea mostra a rotina do metrô de São Paulo.
O Fantástico também estreia em março a série Cidade Subterrânea, sobre os bastidores do metrô de São Paulo. Já em abril, o quadro Pode Perguntar retorna à grade. Outra novidade é a volta do Profissão Repórter, aos domingos, com um reality para escolher um novo jornalista. Ainda nesse contexto, o influenciador Felca conversa com especialistas sobre a saúde mental de jovens e adolescentes em um novo formato.
Novidades no Fantástico
Maju Coutinho comanda a partir de maio o quadro Delivery com Maju. Na dinâmica, a apresentadora pede comida por aplicativo e convida o entregador para compartilhar a refeição. Sobre o formato, ela detalha a proposta de humanização. “O delivery com a Maju não é só sobre comida, é sobre o convite para a escuta. Eu peço o jantar e o entregador vira o convidado de honra”, explica.
A âncora complementa que a ideia é dar visibilidade aos trabalhadores por meio da escuta ativa. “É o jornalismo que se senta à mesa para humanizar quem muitas vezes é invisível na correria das grandes cidades”, finaliza. Por outro lado, Poliana Abritta retoma o projeto Essa tal de…, que abordará a adolescência. A produção investigará esse universo com o auxílio da ciência, após o sucesso dos episódios sobre menopausa.
Poliana Abritta comenta os desafios e a beleza dessa etapa do desenvolvimento humano e social. “Essa tal de adolescência vai ser nossa próxima parada. Uma fase que pode ser tão desafiadora quanto o puerpério, mas também florida e potente”, avalia. A jornalista reforça o foco educativo da atração. “Com a ajuda da Ciência vamos mergulhar nesse tema e abrir um debate com as famílias como fizemos com ‘Essa tal de menopausa’. E outros temas estão por vir”.


