A Globo São Paulo e a EPTV Campinas, afiliada da emissora no interior paulista e sul de Minas Gerais, vão estrear o programa Interurbano, que será transmitido nas duas emissoras nas tardes de sábado de maio a junho. A atração vai abordar as conexões existentes entre as cidades de São Paulo (SP) e Campinas (SP), contando histórias afetivas, culturais e gastronômicas que aproximam as duas regiões.
A apresentação será dos repórteres Cauê Fabiano e Edilaine Garcia. Na Globo São Paulo, o Interurbano será exibido nos dias 18 e 25 de maio, depois da edição especial da novela Cheias de Charme. Já na EPTV Campinas, que alcança 49 municípios do estado paulista, a produção será transmitida nos dias 25 de maio e 1º de junho, após o programa Mais Caminhos.
O programa marca a primeira parceria entre as emissoras na produção de entretenimento. “Com duração de 40 minutos por episódio, Interurbano aproxima ainda mais os 92 quilômetros entre Campinas e São Paulo, provando que as duas cidades não estão conectadas apenas pela Rodovia dos Bandeirantes. Da mortadela às ferrovias, do café ao prato feito e do lazer ao trabalho, o programa evidencia os pontos em comum que mesclam os limites entre capital e interior”, detalha EPTV em comunicado.
Segundo Max Oliveira, diretor da Globo São Paulo, investir em conteúdo regional é representar a sociedade. “Somos contadores de histórias, e temos ótimas que conectam as duas regiões. A partir daí, decidimos pela coprodução, marcando a 1ª iniciativa de conteúdo não-jornalístico entre a TV Globo SP e a EPTV. Dar visibilidade a temas e assuntos que são relevantes para a população sinaliza respeito às tradições, aos hábitos e costumes dessas regiões”, diz o executivo.
“As cidades de São Paulo e Campinas sempre foram conectadas pela história, e hoje vários setores são interdependentes. Para nós, faz muito sentido apresentar e ajudar a contar um pedacinho de cada uma dessas histórias”, complementa. A parceria entre as empresas na produção do Interurbano reforça o regionalismo e demonstra o movimento de interiorização e a tendência de grandes centros investirem no interior.
De acordo com o IPC Maps, em 2023, a participação das capitais no mercado consumidor caiu de 29,07% para 27,95%, enquanto o interior foi responsável por 54,8% do consumo nacional. De acordo com Richard Aguiar, diretor de Programação e Mídias Digitais do Grupo EP, o programa ressalta a força do regionalismo para o público das duas regiões, e o compromisso da emissora em também mostrar o hiperlocalismo.
“Trata-se de um programa regional, mas também hiperlocal, pois estamos abordando assuntos e conceitos locais de cada área de cobertura. Foram meses de pesquisa e desenvolvimento do conteúdo, com o objetivo de buscar os pontos de identificação e conexão entre as duas metrópoles paulistas”, afirma.
Gerente de Entretenimento do Grupo EP, Fabiana Valle Teixeira conta que o programa Interurbano explora a memória afetiva das fontes entrevistadas e utiliza uma linguagem própria da dramaturgia. “Estamos trazendo essa força regional entre duas metrópoles tão próximas e que, apesar da dicotomia entre capital e interior, não são tão diferentes entre si. Usamos uma linguagem mais artística, parecida com a de uma novela, para de fato contar uma história”, explica.