A TV Globo está diante de um grande desafio para o próximo dia 2 de março: conciliar a cobertura dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro e a cerimônia do Oscar 2025. O impasse se intensificou após o filme brasileiro Ainda Estou Aqui receber indicações em três categorias da premiação: melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz, com Fernanda Torres.
Segundo informações da coluna de Lucas Pasin, do UOL, as indicações impulsionaram uma série de reuniões na emissora nos últimos dias. A principal preocupação da Globo é manter a audiência interessada na celebração do cinema nacional sem comprometer a transmissão do Carnaval, que é um de seus produtos mais valiosos comercialmente.
Entre as conversas realizadas, a emissora dialogou com Gabriel David, presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). Em declaração ao colunista, Gabriel confirmou os encontros e descartou qualquer mudança na logística dos desfiles neste momento. Segundo ele, a exibição do Carnaval pela Globo está mantida, mas o formato da cobertura ainda depende de negociações comerciais.
“Estive com Joana Thimoteo [diretora do Gênero Música na Globo] na sexta-feira (31). Teremos a transmissão normal dos desfiles acontecendo e existem algumas possibilidades ainda sendo estudadas. Tudo depende de questões comerciais. O que posso garantir é que os desfiles serão transmitidos normalmente, como sempre foram, inclusive os da Unidos de Padre Miguel e Imperatriz Leopoldinense, que são os dois que batem com o horário do Oscar”, afirmou Gabriel.
O presidente da Liesa também comentou sobre rumores de que a transmissão do Oscar poderia ser exibida em telões na Marquês de Sapucaí ou de que as escolas poderiam fazer intervalos para que o público acompanhasse a premiação. “Não existe como mudar a logística dos desfiles. Eles vão continuar acontecendo no horário e da mesma maneira que foram programados. Agora, o formato que vai aparecer na tela da Globo é o que ainda estamos discutindo e aguardando. Depende de como a Globo vai vender para anunciantes a transmissão do Oscar, e também de demandas comerciais do Carnaval”, explica.
Onde vai passar a transmissão do Oscar 2025?
Até a divulgação das indicações brasileiras ao Oscar, a transmissão da cerimônia estava confirmada apenas para o canal pago TNT e para a plataforma de streaming Max, da Warner Bros. Discovery. No entanto, segundo informações do colunista Flávio Ricco, do portal Leo Dias, a TV Globo passou a articular nos últimos dias uma estratégia para exibir a premiação na TV aberta.
Fontes próximas à emissora indicam que o caminho provável seja a inserção de flashes do Oscar ao longo da transmissão do Carnaval, além de entrevistas exclusivas sobre a premiação. Para isso, a TV Globo deve dividir sua equipe entre dois estúdios: um já programado para o Carnaval na Sapucaí e outro exclusivo para o Oscar. Oficialmente, a emissora ainda não confirma a transmissão da premiação.