IMPASSE

Globo tenta conciliar transmissão do Carnaval do Rio e Oscar 2025

Emissora realiza reuniões para equilibrar cobertura dos desfiles e da premiação, na qual o Brasil tem três indicações com Ainda Estou Aqui

Imagem com foto dos atores do filme Ainda Estou Aqui, que está concorrendo ao Oscar
Ainda Estou Aqui concorre ao Oscar 2025 em três categorias; Globo tenta montar esquema de transmissão em noite de Carnaval - Foto: Alile Dara Onawale
Compartilhe:

A TV Globo está diante de um grande desafio para o próximo dia 2 de março: conciliar a cobertura dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro e a cerimônia do Oscar 2025. O impasse se intensificou após o filme brasileiro Ainda Estou Aqui receber indicações em três categorias da premiação: melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz, com Fernanda Torres.

Segundo informações da coluna de Lucas Pasin, do UOL, as indicações impulsionaram uma série de reuniões na emissora nos últimos dias. A principal preocupação da Globo é manter a audiência interessada na celebração do cinema nacional sem comprometer a transmissão do Carnaval, que é um de seus produtos mais valiosos comercialmente.

Entre as conversas realizadas, a emissora dialogou com Gabriel David, presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). Em declaração ao colunista, Gabriel confirmou os encontros e descartou qualquer mudança na logística dos desfiles neste momento. Segundo ele, a exibição do Carnaval pela Globo está mantida, mas o formato da cobertura ainda depende de negociações comerciais.

“Estive com Joana Thimoteo [diretora do Gênero Música na Globo] na sexta-feira (31). Teremos a transmissão normal dos desfiles acontecendo e existem algumas possibilidades ainda sendo estudadas. Tudo depende de questões comerciais. O que posso garantir é que os desfiles serão transmitidos normalmente, como sempre foram, inclusive os da Unidos de Padre Miguel e Imperatriz Leopoldinense, que são os dois que batem com o horário do Oscar”, afirmou Gabriel.

O presidente da Liesa também comentou sobre rumores de que a transmissão do Oscar poderia ser exibida em telões na Marquês de Sapucaí ou de que as escolas poderiam fazer intervalos para que o público acompanhasse a premiação. “Não existe como mudar a logística dos desfiles. Eles vão continuar acontecendo no horário e da mesma maneira que foram programados. Agora, o formato que vai aparecer na tela da Globo é o que ainda estamos discutindo e aguardando. Depende de como a Globo vai vender para anunciantes a transmissão do Oscar, e também de demandas comerciais do Carnaval”, explica.

Onde vai passar a transmissão do Oscar 2025?

Até a divulgação das indicações brasileiras ao Oscar, a transmissão da cerimônia estava confirmada apenas para o canal pago TNT e para a plataforma de streaming Max, da Warner Bros. Discovery. No entanto, segundo informações do colunista Flávio Ricco, do portal Leo Dias, a TV Globo passou a articular nos últimos dias uma estratégia para exibir a premiação na TV aberta.

Fontes próximas à emissora indicam que o caminho provável seja a inserção de flashes do Oscar ao longo da transmissão do Carnaval, além de entrevistas exclusivas sobre a premiação. Para isso, a TV Globo deve dividir sua equipe entre dois estúdios: um já programado para o Carnaval na Sapucaí e outro exclusivo para o Oscar. Oficialmente, a emissora ainda não confirma a transmissão da premiação.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.