A direção de Renascer decidiu que José Inocêncio, personagem de Marcos Palmeira, não terá grandes mudanças no visual no final da novela das nove. Na versão de 1993, o protagonista vivido por Antonio Fagundes aparecia com uma longa barba após ficar paraplégico, mas dessa vez ele manterá a aparência, sem alterações significativas.
Além disso, o cronograma apertado das gravações levou a equipe a desistir de um retorno à Bahia para as cenas finais, que serão gravadas em estúdios e locações já utilizadas. A novela da TV Globo tem previsão de encerrar as gravações em 24 de agosto. As informações são da coluna Play, do jornal O Globo.
Embora o destino de Tião Galinha (Irandhir Santos) tenha sido suavizado, Renascer não poupará José Inocêncio (Marcos Palmeira) de uma tragédia no final da trama. Ele será alvo de um ataque planejado por Egídio (Vladimir Brichta) e levará um tiro na coluna. A lesão afetará sua medula espinhal, fazendo com que o fazendeiro perca os movimentos das pernas na novela das nove.
José Inocêncio passará a depender de uma cadeira de rodas para se locomover, mas ainda assim, passará grande parte do tempo em sua cama. Na primeira versão, o personagem, interpretado por Antonio Fagundes, entrou em depressão tão profunda que deixou a barba e o cabelo crescerem.
Mesmo com as dificuldades, o protagonista viverá momentos de romance com Aurora (Malu Mader). O casal compartilhará cenas emocionantes na fazenda de Aurora, onde José Inocêncio até tentará cozinhar para a amada. Em um clima de lua de mel, os dois discutirão o futuro e os planos para trabalhar nas terras do grupo que Aurora representa.
Além do romance, José Inocêncio também enfrentará questões familiares. Ele escolherá José Bento (Marcello Melo Jr.) como seu sucessor e terá uma conversa com João Pedro (Juan Paiva), que pedirá perdão ao pai pela morte de Maria Santa. Em um momento de reconciliação, o coronel demonstrará que finalmente encontrou paz.
Bruno Luperi é o responsável pela adaptação de Renascer, que ficará no ar até 7 de setembro. Na sequência, a faixa das 21h da TV Globo será ocupada por Mania de Você, novela inédita escrita por João Emanuel Carneiro, com colaboração de Marcia Prates, Eliane Garcia, Marina Luísa Silva e Zé Dassilva e pesquisa de texto de Marta Rangel.