A Globo vai voltar a transmitir a Fórmula 1 na TV aberta a partir da temporada de 2026. O conglomerado acertou um novo contrato com a Liberty Media, proprietária dos direitos da categoria. O anúncio oficial será feito nesta sexta-feira (11), durante a edição do Jornal Nacional. A negociação marca o fim de um ciclo de cinco anos da Band, iniciado em 2021. A informação é do site Grande Prêmio.
O que aconteceu?
- TV Globo volta a exibir a Fórmula 1 na TV aberta em 2026
- Contrato terá duração inicial de três temporadas com Liberty Media
- Anúncio será feito no Jornal Nacional nesta sexta-feira (11)
- SporTV exibirá todas as corridas com equipe própria de transmissão
- Narradores serão Luis Roberto e Everaldo Marques
O novo contrato firmado pelo Grupo Globo terá validade inicial de três temporadas. A TV Globo transmitiu a Fórmula 1 de forma ininterrupta entre 1981 e 2020, mas deixou o campeonato após não conseguir renovar as bases financeiras. Um dos fatores decisivos na época foi a ausência de um piloto brasileiro de destaque, o que dificultava a comercialização do produto em rede nacional.
No ano passado, a emissora quase oficializou o retorno da categoria. Tudo estava pronto para o anúncio durante o Upfront Globo, evento comercial do grupo. No entanto, a Band entrou com pedido de reconsideração e acionou seu departamento jurídico. Mesmo com um carro temático no evento e mensagem de suspense, a Globo recuou e a concorrente resolveu os débitos com a Liberty Media.
Agora, a estrutura de transmissão será diferente. O SporTV vai exibir todas as corridas da temporada ao vivo, independentemente do número de provas transmitidas pela TV Globo. Quando a corrida passar também na TV aberta, o canal esportivo usará equipe própria. Essa prática já acontece com o futebol, mas será inédita na cobertura da Fórmula 1 no Brasil.
TV Globo define narradores da Fórmula 1
Luis Roberto e Everaldo Marques foram escolhidos como narradores para as transmissões na TV Globo. A emissora ainda não definiu os comentaristas, mas já se sabe que Sérgio Maurício e Reginaldo Leme não retornarão ao canal. Segundo o Grande Prêmio, o nome de Felipe Giaffone, por outro lado, segue em análise, pois deixou a emissora sem atritos e pode ser reaproveitado no projeto.
A Band, que transmitiu a categoria de 2021 até 2025, enfrentou diversos problemas operacionais e financeiros. Durante o GP do Canadá, por exemplo, profissionais da emissora ficaram impedidos de usar itens com o logotipo do canal, como uniforme e canopla dos microfones, por pendências com o Liberty Media. A saída encerra um ciclo de altos e baixos na cobertura da categoria.