A partir desta quarta-feira (28), a GloboNews lançará uma cobertura abrangente sobre o agronegócio, explorando os principais fatores que impulsionaram o progresso nas cidades do Centro-Oeste. A região desponta como a líder em crescimento no Brasil, conforme constatado no mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Com um aumento populacional anual médio de 1,23%, mais que o dobro da média nacional de 0,52%, a região tem se destacado em termos de desenvolvimento econômico e demográfico.
O repórter Pedro Figueiredo e o repórter cinematográfico Raphael Nascimento vão produzir uma série de reportagens e transmissões ao vivo durante os noticiários do canal da TV por assinatura. “O Cerrado ocupa um quarto do território nacional. É a savana mais biodiversa do mundo. E, muitas vezes, a gente não dá tanta atenção para essa riqueza. Nossa expedição quer mostrar o Cerrado para os brasileiros”, declara Pedro. A expedição de 20 dias pela região abordará três eixos principais.
Em primeiro lugar, será destacada a importância do setor agropecuário, valorizando os produtores rurais e seu papel crucial na economia nacional. Em seguida, será abordada a preservação da natureza exuberante do Cerrado, confrontando os desafios enfrentados pela vegetação e os recursos hídricos, especialmente diante do aumento do desmatamento e da contaminação das águas.
Por último, será explorado o crescimento urbano na região Centro-Oeste, evidenciando o movimento migratório para cidades de porte médio impulsionado pelo desenvolvimento agrícola. “Queremos falar também desse recorte demográfico”, completa o repórter da GloboNews.
Além da equipe de reportagem, participam do projeto da GloboNews o editor João Paulo Machado e o produtor Matheus Maciel. João Paulo destaca o potencial do agronegócio na região, apontando dados recentes da Pesquisa sobre a Produção Agrícola Municipal do IBGE que posicionam o Centro-Oeste como líder na produção de soja no país.
A primeira parada será em Sorriso, Mato Grosso, reconhecida como epicentro da agroindústria nacional e principal produtora de soja do Brasil. A expedição da GloboNews seguirá então para diversas localidades e encerrará o projeto em Brasília, a capital federal, em 18 de março. “Chegou a vez de abrirmos o leque para o segundo maior bioma do nosso país e mostrar a pluralidade e essência do Cerrado”, conclui Matheus Maciel.