O canal Globoplay Novelas estreia em 1º de setembro a novela Hipertensão (1986), de Ivani Ribeiro (1922-1995), substituindo Plumas e Paetês (1980) em sua grade. Exibida originalmente pela TV Globo, a produção retorna à televisão com uma história marcada por mistérios familiares, tensões emocionais e reencontros inesperados.
O que aconteceu?
- Canal Globoplay Novelas estreia Hipertensão em 1º de setembro
- Novela entra no lugar de Plumas e Paetês na programação do canal
- Trama escrita por Ivani Ribeiro se passa na fictícia cidade de Rio Belo
- Grupo de artistas chega à cidade e muda o rumo dos protagonistas
- Personagem Carina pode ser filha de um dos viúvos da história
- Direção geral ficou a cargo de Wolf Maya na versão original
- Elenco reúne nomes como Elizabeth Savala, Ary Fontoura e Lilia Cabral
Ambientada na fictícia cidade de Rio Belo, a trama da novela Hipertensão acompanha a rotina dos personagens Napoleão (Cláudio Corrêa e Castro), Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura), viúvos de irmãs trigêmeas que moram juntos na fazenda Santa Lúcia. A vida pacata do trio muda com a chegada de um grupo de artistas mambembe à cidade.
A trupe artística é formada por Sandro Galhardo (Cláudio Cavalcanti), Carina (Maria Zilda Bethlem), Renata (Elizabeth Savala), Túlio (César Filho), Fratello (Antonio Calloni) e Pé de Meia (Anderson Martins). Após uma apresentação na praça, os três amigos se surpreendem com a semelhança de Carina com suas companheiras falecidas.
A jovem revela que sua mãe morreu e que havia dito a ela que tinha duas irmãs gêmeas. A revelação leva os protagonistas a uma busca pela verdade, já que um deles pode ser o pai da personagem. A partir disso, a narrativa segue com descobertas e conflitos familiares.
A novela Hipertensão teve direção de Wolf Maya, Carlos Magalhães, Atílio Riccó e Marcelo de Barreto, com direção-geral de Wolf Maya e supervisão de Daniel Filho. O elenco reúne grandes nomes da dramaturgia da época, reforçando o prestígio da produção original da TV Globo.
Entre os atores estão Antonio Calloni, Claudia Abreu, Deborah Evelyn, Eloísa Mafalda, Lilia Cabral, Nelson Xavier, Paulo Betti, Stênio Garcia, Carlos Eduardo Dolabella, Maria Zilda Bethlem e Elizabeth Savala. A reprise reforça a aposta do canal em exibir títulos marcantes da teledramaturgia brasileira.