O programa Sabadou, apresentado por Virginia Fonseca no SBT, passou por uma reclassificação por parte da Coordenação de Política de Classificação Indicativa, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo federal. Anteriormente recomendado para maiores de 10 anos, a atração agora recebe a classificação de “não recomendado para menores de 14 anos”.
O motivo principal para essa mudança está relacionado ao teor sexual do programa, conforme despacho assinado na última sexta-feira (10). A análise, realizada em duas edições completas de 90 minutos, identificou conteúdo com falas chulas sobre sexo e relacionamentos, além de “nudez velada”. Os detalhes foram divulgados pelo site F5, da Folha de S.Paulo.
De acordo com o documento emitido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, “o eixo de sexo e nudez, principalmente por causa da linguagem de conteúdo sexual e chulo, é determinante para a classificação atribuída”. O SBT ainda será oficialmente notificado e terá cinco dias para realizar as alterações necessárias. A emissora poderá recorrer da decisão, embora nos bastidores a medida do governo tenha sido vista como um exagero.
Vale ressaltar que essa mudança na classificação não acarretará grandes alterações na prática, uma vez que, desde 2016, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), não há mais vinculação da classificação indicativa com o horário de exibição dos programas de televisão. O Sabadou marca a estreia de Virginia Fonseca na televisão, após seu sucesso nas redes sociais, onde conta com quase 47 milhões de seguidores.