O Grupo Bandeirantes de Comunicação inaugurou nesta quinta-feira (22) o Estúdio Sala Digital Band Google, um novo espaço de integração de tecnologia e jornalismo localizado na sede da Band, no bairro do Morumbi, em São Paulo. O evento contou com a presença de personalidades como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o prefeito da capital, Ricardo Nunes; e o presidente do Grupo Bandeirantes, João Saad, além de executivos do Google e profissionais da publicidade.
O projeto, iniciado em 2018 como uma colaboração entre a Band e o Google, foi concebido inicialmente como um espaço para debates eleitorais, mas agora se torna uma operação permanente. A Sala Digital funciona 24 horas por dia, monitorando os tópicos mais pesquisados no Google. A tecnologia de inteligência artificial presente no estúdio ajuda a compilar dados e fornecer informações relevantes para todos os veículos do grupo, o que permite uma análise aprofundada das preferências do público.
Durante a inauguração, João Saad destacou o esforço coletivo dos mais de cem colaboradores envolvidos no projeto. “Todos fizeram um esforço incansável para que a gente montasse esse sonho que é a sala e tivesse, por meio dela, o feedback sobre o que as pessoas estão preocupadas”, disse Saad. A proposta da sala é oferecer uma interface direta com os assuntos mais discutidos, facilitando a produção de conteúdo relevante e alinhado com as expectativas da audiência.
O governador Tarcísio de Freitas elogiou a inovação e ressaltou o impacto da Sala Digital na produção jornalística. “Isso representa também um desafio para os jornalistas, que vão perceber onde está a dor do cidadão e produzir conteúdo de qualidade em tempo real”, afirmou. Ele também destacou a importância de ferramentas de análise de dados para a formulação de políticas públicas, apontando que a economia do conhecimento será um diferencial crucial entre nações no futuro.
Além de servir como uma ferramenta para o jornalismo, o estúdio é visto como um importante mecanismo para combater as notícias falsas e promover a interação com os espectadores. O prefeito Ricardo Nunes enfatizou a relevância da iniciativa para a redução da desigualdade social, enquanto o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, ressaltou o compromisso da empresa com o apoio a veículos jornalísticos no Brasil.
O Estúdio Sala Digital Band Google leva para dentro da emissora a expertise da ferramenta de pesquisa, oferecendo, em um patamar inédito, uma interface direta com os temas e questões que mais chamam a atenção no momento. Esses insights poderão, inclusive, direcionar a criação comercial e as reportagens.
“A ‘busca’ auxilia o brasileiro a encontrar e checar informação todos os dias. Já o Google Trends é um recurso que mostra um retrato sobre quais assuntos interessam mais, sendo assim um mecanismo poderoso que possibilita, de certo modo, entender comportamentos e antecipar tendências. A Sala Digital tem um acesso aprofundado dessa base de dados e vai, com isso, nutrir com inteligência em tempo real diversas editorias, dos diferentes programas e redações jornalísticas da Band, embasando reuniões de pauta, tomada de decisões, indicação de investigação e muito mais”, disse Marco Túlio Pires, gerente de parcerias de notícias e líder do Google News Lab no Brasil.