O History Channel celebra 25 anos de atuação na América Latina com a estreia da série documental O Velho Oeste com Kevin Costner. A superprodução de oito episódios, apresentada e produzida pelo ator, propõe uma visão abrangente sobre a conquista do território oeste dos Estados Unidos, cobrindo o período entre o final do século XVIII e o começo do século XX.
A série documental busca transcender os clichês ao apresentar múltiplas perspectivas sobre os acontecimentos que definiram uma era. A produção executiva é assinada pela historiadora Doris Kearns Goodwin, vencedora do Prêmio Pulitzer. O projeto examina as disputas por terras e poder, trazendo um novo olhar sobre figuras históricas, a ascensão dos cowboys, a resistência de mulheres pioneiras e a resistência de tribos nativas.
“O que tentamos fazer é narrar 100 anos de histórias, e elas precisam ser autênticas. Por isso recorremos aos melhores especialistas nesse período”, afirmou Doris em coletiva de imprensa. A historiadora destacou a importância de incluir as mulheres na narrativa. “É como se os homens tivessem ido sozinhos, no entanto, as mulheres também estavam lá. E era uma época terrivelmente dura”.
Um olhar crítico em O Velho Oeste
Kevin Costner, durante o evento, refletiu sobre os aprendizados do passado. “O que ganhamos quando dominamos outro povo, quando queremos expandir nossas fronteiras? O que ganhamos de verdade quando silenciamos uma voz?”, questionou o ator. Para ele, muitos dos problemas daquela época poderiam ser resolvidos com mais humanidade, empatia e um pensamento orientado para a justiça e a compreensão.
A série O Velho Oeste retrata um século de eventos transformadores, desde o legado de Lewis e Clark até os confrontos entre xerifes e forasteiros. Cada episódio revive um fato-chave do período, como a vitória do chefe Little Turtle contra o Exército dos EUA, os combates liderados por povos como Blackfeet e Lakota Sioux, e a história do vigilante Joaquin Murrieta.
Na estreia, o History exibe os dois primeiros episódios. O primeiro, Timbers caídos, aborda a liderança do Chefe Little Turtle contra o Exército dos EUA. Em seguida, A fuga de Colter narra a perseguição a John Colter, um caçador da Expedição Lewis e Clark, após ele adentrar as terras sagradas dos Blackfeet para comercializar peles.