Ilze Scamparini, correspondente da Globo na Itália, antecipou seu retorno a Roma para cobrir o estado de saúde do Papa Francisco. Conforme detalhes divulgados, a jornalista estava de férias no Brasil e não participou das últimas reportagens sobre o pontífice.
Nos últimos dias, Ilze Scamparini recebeu mensagens nas redes sociais de telespectadores questionando sua ausência na cobertura. “Não consegui passagem para antecipar o voo”, afirmou à coluna. Nesta quinta-feira (20), ela embarcou de volta ao país europeu. “Estou no avião neste momento voltando para a Itália”, disse.
A Globo reforçou sua equipe na região nos últimos dias. A princípio, enquanto aguardava o retorno de Ilze, a emissora enviou Murilo Salviano, correspondente em Londres, para acompanhar o quadro de saúde do papa e reportar as informações para os telejornais da casa e para a GloboNews.
Assim, a previsão é que Scamparini retome as aparições nos noticiários da Globo já no próximo fim de semana. Devido à ausência na cobertura, seu nome ficou entre os mais comentados na internet nos últimos dias, com manifestações de apoio e carinho dos telespectadores. A jornalista agradeceu as mensagens.
Na Globo desde 1997, Ilze Scamparini iniciou sua trajetória internacional em Los Angeles. Dois anos depois, transferiu-se para Roma, onde cobre política, cultura e comportamento na Itália. A jornalista se tornou referência na cobertura do Vaticano, acompanhando de perto os papas João Paulo II (1920-2005), Papa Bento XVI (1927-2022) e Francisco.
Além das coberturas no Vaticano, Ilze Scamparini foi a primeira repórter da emissora a transmitir imagens do exterior via internet. Como resultado, seu modelo de atuação serviu de base para outros correspondentes em cidades como Jerusalém, Paris e Buenos Aires. As informações são da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.