A TV Brasil estreia nesta sexta-feira (19), às 23h, a série Centro Liberdade (2021). Com 10 episódios, a produção aborda os desafios enfrentados pela comunidade da periferia de Porto Alegre devido ao possível fechamento de um centro comunitário. Inédita na televisão, a obra foi produzida com o apoio do edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas.
Centro Liberdade conta a história de Gabriela, jovem assistente social interpretada por Kaya Rodrigues, contratada temporariamente para auxiliar na transferência do Centro Liberdade para um novo endereço. Acompanhada por Rodrigo, burocrata vivido por Rafa Sieg, Gabriela enfrenta dilemas ao se envolver com a realidade da comunidade local.
A produção que será exibida pela TV Brasil expõe as tensões sociais e políticas que influenciam a vida dos moradores, com o destaque para o impacto de serviços essenciais, como farmácia popular e creche, prestados pelo centro comunitário. Ao longo da série, o drama ganha contornos mais profundos ao explorar a resistência da comunidade contra o fechamento do centro.
Responsável pelo gerenciamento de três centros comunitários da região, Ricardo exige que a moça realize a mudança o mais rápido possível, sem traumas que afetem a sua imagem ou a do prefeito. Ao se envolver com o cotidiano das pessoas, Gabriela reconhece os desafios da realidade periférica e toma a decisão de ir contra a orientação do chefe. Ela se engaja na causa dos moradores e inicia um movimento para manter o centro comunitário do bairro no seu devido lugar.
Centro Liberdade foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, e desenvolvida pela Prana Filmes. A série é um dos projetos financiados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) por meio do Prodav TVs Públicas. Na TV Brasil, a série será transmitida semanalmente, às sextas-feiras, às 23h, com reprises nas madrugadas de sábado, às 3h. A classificação indicativa é de 16 anos.