Isadora Ribeiro marcou a história da televisão brasileira ao protagonizar aberturas icônicas como as do Fantástico e da novela Tieta (1989). Hoje, aos 59 anos, a atriz e empresária revisita sua trajetória com orgulho e segurança, ressaltando valores como autoestima, família e qualidade de vida. Em entrevista, ela compartilha memórias e reflexões que traduzem uma mulher bem-resolvida, em sintonia com suas escolhas.
Aos 22 anos, Isadora Ribeiro ganhou destaque nacional ao surgir “das águas do Fantástico”, momento que ela considera um divisor de águas em sua carreira. Sua relevância cresceu com a abertura de Tieta, onde apareceu nua, mas “vestida de luz”, como define. “Sempre encarei a abertura de Tieta como uma obra de arte”, afirma ao Gshow. O trabalho, no entanto, não pode ser visto integralmente na reprise da trama.
Apesar do impacto cultural de seus trabalhos, Isadora revela que sentiu vergonha ao gravar as cenas de nudez. No entanto, ela sabia o que queria transmitir. “Desejava algo etéreo e lúdico”, pontua. Sua relação com o corpo foi consolidada ao longo do tempo, posando nua para revistas adultas, mas sempre com o propósito de celebrar sua essência. “Nunca vi problema em posar nua.”
Prestes a completar 60 anos, Isadora Ribeiro mantém hábitos saudáveis e destaca a importância da saúde mental e física. Para ela, os anos devem ser sentidos sem intervenções estéticas radicais. “É um medo de envelhecer tão grande somado à expectativa de se adequar aos padrões, que a pessoa perde a noção. Não vou me encher de harmonização, porque quero parecer 10 ou 15 anos mais jovem”, comenta.
“Não critico quem faz, mas não me sentiria bem assim. Para mim, o principal é priorizar qualidade de vida, autoestima e se apegar a quem te quer bem, no meu caso, minha família. Isso é aconchego genuíno, o que te faz ter alegria de dentro para fora”, complementa a artista.
Isadora também é uma mãe presente e orgulhosa das filhas Maria, de 27 anos, e Valentine, de 18 anos. Mesmo em meio à carreira, ela sempre priorizou a família, acompanhando de perto o crescimento das filhas e agora da neta, Catarina, de cinco anos. “As pessoas acham que você morreu porque não está na novela das 21h, mas não. Nunca deixei de atuar”, disse a atriz.