APAGÃO

Jornal Nacional revela a falha que deixou o Brasil inteiro no escuro

Fogo em subestação da Eletrobras em Campo Largo acionou um mecanismo de proteção que interrompeu o fornecimento de energia no país

Renata Vasconcellos apresenta o Jornal Nacional usando camisa branca e óculos diante do telão azul com as iniciais JN
Renata Vasconcellos no Jornal Nacional; reportagem explicou motivo de apagão que afetou todo o Brasil - Foto: Reprodução/Globo
Compartilhe:

O apagão que atingiu todos os estados e o Distrito Federal na madrugada desta terça-feira (14) foi provocado por um incêndio em uma subestação no Paraná. A informação foi detalhada em reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo. A falha em um equipamento da Eletrobras acionou um sistema de proteção automático, o que resultou na interrupção do fornecimento de energia em todo o território nacional.

O que aconteceu?

  • Um incêndio em subestação no Paraná causou o apagão nacional.
  • O incidente ocorreu na madrugada de terça-feira (14), em Campo Largo.
  • A falha no sistema interligado afetou todos os estados e o DF.
  • Mecanismo de proteção desligou equipamentos para evitar danos maiores.
  • Ministro Alexandre Silveira declarou que a falha foi na transmissão.
  • Segundo o governo, 90% do sistema foi restabelecido em uma hora.

O fogo começou em um reator na subestação de Bateias, localizada em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. A falha no sistema interligado nacional, registrada à 0h32, provocou a interrupção de aproximadamente 10 gigawatts de carga. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o incêndio acionou o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo que desliga equipamentos para proteger o sistema.

A interrupção de energia afetou todas as regiões do país. São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro foram os estados mais atingidos. Imagens exibidas pelo telejornal mostraram o momento em que as luzes se apagaram no aeroporto Santos Dumont, no Rio. Houve registros de escuridão também nos aeroportos de Porto Alegre, além de cidades como São Paulo, Itacoatiara (AM), Barreiras (BA) e Campo Grande (MS).

O governo federal informou que 90% do sistema foi totalmente restabelecido em uma hora. Na região Sul, onde o incêndio ocorreu, a situação foi normalizada por volta das 2h30. Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o problema foi na infraestrutura de transmissão e não por falta de capacidade de geração de energia.

O que disse o ministro sobre o apagão no Brasil?

Alexandre Silveira se reuniu com representantes do ONS para avaliar o incidente. O ministro destacou que o dano foi pontual. “Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Não houve grandes danos ao sistema. O dano foi pontual numa subestação da Eletrobras. E nós vamos apurar através desse relatório para poder evitar novos episódios deste tipo”, declarou.

O ONS classificou o evento como uma “perturbação de grande porte”, mas ressaltou que o corte de energia foi controlado e temporário. A interrupção, na prática, é uma medida de proteção para evitar danos maiores à rede elétrica. Uma equipe da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deve chegar ao Paraná na quarta-feira (15) para fiscalizar a subestação e investigar as causas e responsabilidades. O relatório final sobre o apagão deve ser apresentado em 30 dias.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.