A Jovem Pan pediu desculpas ao jornalista Marcelo Cosme, da GloboNews, após o programa Pânico fazer piadas homofóbicas com o âncora. No humorístico da última terça-feira (23), Emílio Surita imitou Cosme, enquanto os colegas brincavam com a forma do profissional, que é assumidamente gay, se expressar. “Ele é muito solto”, disse o contratado do grupo de comunicação.
A situação causou revolta em Déa Lúcia, do Domingão com Huck, que defendeu o comunicador publicamente nesta quarta-feira (24). “Eu estou indignada ao ver meu amigo Marcelo Cosme, um jornalista exemplar, marido exemplar, sendo alvo de ataques homofóbicos na televisão. A homofobia é inaceitável e não tem lugar na nossa sociedade”, disse a veterana nas redes sociais.
A mãe de Paulo Gustavo (1978-2021) afirmou seu apoio a Marcelo Cosme e destacou a necessidade de respeito e igualdade. “É difícil pensar que em pleno século XXI ainda existem pessoas que propagam ódio e discriminação. Todos nós merecemos respeito e igualdade, independente da orientação sexual”, continuou a atriz e cantora.
Déa Lúcia elogiou a carreira e a personalidade de Cosme, pedindo respeito ao jornalista. “Ele é uma pessoa talentosa, dedicada e corajosa que tem contribuído para o jornalismo de forma exemplar. Vamos nos unir em solidariedade e combater a homofobia em todas as suas formas. Homofobia é crime”, complementou.
Marcelo Cosme agradeceu o apoio nos comentários do vídeo. “Amo a senhora, Dona Déa! Muito obrigado. A senhora e seus filhos são exemplos pra todos nós!”, escreveu o jornalista. O âncora do Em Pauta também recebeu apoio de colegas da GloboNews. “É um ataque, não é ‘brincadeira’… É homofobia! É crime”, disse Leilane Neubarth, do Conexão GloboNews.
O que Emílio Surita disse sobre Marcelo Cosme?
A polêmica começou quando Emílio Surita fez piadas ao vivo, no Pânico de terça (23), imitando Cosme enquanto andava pelo estúdio. “Bem GloboNews. Como chama aquele cara que faz o programa à noite? Marcelo… Estamos aqui com um programa maravilhoso. Ele é muito solto”, disse o apresentador do Pânico.
Em comunicado enviado ao site TV Pop, a Jovem Pan pediu desculpas a Marcelo Cosme pela brincadeira. “A Jovem Pan pede sinceras desculpas pelo ocorrido na edição de terça-feira, 23 de julho, do Pânico. O programa fez uma brincadeira muito infeliz citando o nome de Marcelo Cosme”, diz o texto.
“Todavia, a atração não teve nenhuma intenção de discriminar o profissional em questão. De toda forma, nos comprometemos a não repetir mais o tratamento descortês ocorrido ontem. A Jovem Pan lamenta o ocorrido e deixa registrado sua admiração pelo trabalho de Marcelo Cosme”, encerra a nota.