A segunda temporada da série Justiça estreia no Globoplay no dia 11 de abril. Apresentando quatro histórias inéditas ambientadas em Brasília e Ceilândia, no Distrito Federal, os protagonistas da trama são Balthazar (Juan Paiva), Jayme (Murilo Benício), Geíza (Belize Pombal) e Milena (Nanda Costa). A série segue a mesma estrutura narrativa da temporada anterior, mas com novos dramas e personagens.
Escrita por Manuela Dias e com direção artística de Gustavo Fernández, a produção original do streaming da Globo acompanha a jornada de Balthazar, Jayme, Geíza e Milena, que são presos no mesmo dia, e apresenta a retomada da vida de cada um ao sair da prisão, sete anos mais tarde. Eles vão em busca de uma justiça que vai além da lógica dos processos judiciários.
“Justiça não é uma série sobre leis, mas sobre a possibilidade de que exista justiça. A própria ideia de justiça é uma ferramenta civilizatória que viabiliza a vida em sociedade. Somos treinados para acreditar que seremos premiados se fizermos o certo e punidos quando agimos de forma errada –mas a vida mostra que isso é apenas um condicionamento teórico. Dentro desse contexto, as tramas da série são uma investigação do que sobra na vida de uma pessoa depois que a Justiça morde seu quinhão”, explica Manuela.
Brasília influenciou linguagem visual da série Justiça 2
O diretor artístico Gustavo Fernández destaca que, apesar de manter o formato original, Justiça 2 traz personagens e tramas completamente novas, adaptadas ao cenário do Distrito Federal. “Em Justiça 2, a continuidade é apenas de formato. Os personagens e as tramas são completamente novos. Apesar disso, o fato de a série agora se passar no Distrito Federal condicionou uma linguagem própria. Brasília, com as suas linhas retas e suas perspectivas, naturalmente pediu uma câmera com movimentos mais lentos e planos mais abertos”, afirma.
Além disso, a segunda temporada da série Justiça aborda questões sociais relevantes, como a “uberização” do trabalho, racismo, corrupção, política, homofobia, misoginia e abuso sexual, refletindo o compromisso da Globo em produzir conteúdo que dialogue com a sociedade. O elenco conta com nomes como Leandra Leal, Paolla Oliveira, Alice Wegmann, Júlia Lemmertz, Marco Ricca, Marcello Novaes, Maria Padilha, Gi Fernandes, Danton Mello e Fábio Lago, entre outros.
Justiça 2 é uma produção original do Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo, com criação e escrita de Manuela Dias, colaboração de Walter Daguerre e João Ademir e pesquisa de Aline Maia. A série tem direção artística de Gustavo Fernández, direção de Pedro Peregrino, Ricardo França e Mariana Betti, produção executiva de Luciana Monteiro e direção de gênero de José Luiz Villamarim.