Léo Batista, um dos jornalistas mais antigos em atividade na Globo, foi internado no dia 6 de janeiro no Hospital Rios D’Or, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. De acordo com informações divulgadas, o comunicador foi diagnosticado com um tumor no pâncreas após se queixar de desidratação e dor abdominal. O estado de saúde é grave.
A informação foi adiantada pelo portal Goiás24horas e confirmada pelo site Notícias da TV, parceiro do UOL. “O paciente João Batista Belinaso (Léo Batista) deu entrada no Hospital Rios D’Or no dia 6 de janeiro, em decorrência de um quadro de desidratação e dor abdominal.”
“Após a realização de exames, foi diagnosticado um tumor no pâncreas. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva, com o devido acompanhamento clínico para o atual estado de saúde”, finaliza o boletim médico. Inicialmente, a informação especulada na imprensa era de que Léo Batista havia sido diagnosticado com trombose.
A trombose ocorre quando um coágulo se forma em vasos sanguíneos, impedindo o fluxo. Os sintomas mais comuns incluem dor, inchaço e formigamento. Em casos graves, a condição pode levar a embolias, acidentes vasculares cerebrais (AVC) ou infarto. Entre os fatores de risco estão lesões vasculares, complicações pós-cirúrgicas e períodos prolongados de imobilidade.
A carreira de Léo Batista
Léo Batista é uma referência no jornalismo esportivo brasileiro. Sua carreira começou na década de 1950, como locutor nas rádios Tupi e Nacional. Em 1970, ele se juntou à Globo, onde se tornou um dos primeiros apresentadores do programa Globo Esporte, ajudando a redefinir o formato da cobertura esportiva na televisão brasileira.
Ao longo de mais de cinco décadas na emissora líder, Léo Batista participou de coberturas importantes, como Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, além de programas como Esporte Espetacular. Em 2024, o SporTV produziu em parceria com a produtora Imaginar a série Léo Batista – A Voz Marcante. Em quatro episódios, a obra retrata a trajetória do mais antigo apresentador em atividade da televisão brasileira.