DEFESA

Lilia Cabral reflete sobre novelas e defende os altos e baixos do gênero

Atriz analisa desafios e sucessos das tramas, comenta Garota do Momento e relembra o sucesso de Tieta

Lilia Cabral como Maristela, vilã da novela Garota do Momento
Lilia Cabral como Maristela, vilã da novela Garota do Momento; atriz falou sobre altos e baixos das tramas - Foto: Globo/Beatriz Damy
Compartilhe:

Lilia Cabral analisou o papel das novelas na televisão brasileira e comentou os desafios do gênero. Após gravar cenas intensas de Maristela, sua personagem em Garota do Momento, a atriz conversou com a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, sobre sua carreira. Ela também falou da recepção do público e a suposta crise enfrentada pelas tramas.

Novela das seis da TV Globo, Garota do Momento mantém boa audiência desde a estreia, com média de 19 pontos na Grande São Paulo. Na trama, Lilia interpreta uma vilã ardilosa. “Eu vejo que muita gente queria me ver assim mesmo, fazendo maldades. Não sabia que era tanta gente”, declarou, sorrindo. A atriz afirmou que o formato das novelas, com sua construção gradativa, é uma das grandes qualidades.

Antes de Garota do Momento, Lilia Cabral também esteve envolvida no filme A Lista, produzido pelos Estúdios Globo, e em espetáculos teatrais. Apesar disso, ela mantém uma forte ligação com as novelas. “Eu gosto muito de fazer novela. Sabe por quê? Eu não nego para ninguém. Eu gosto muito de fazer tudo. Eu gosto muito de fazer cinema, tive o maior prazer em filmar A Lista, acabei de fazer um espetáculo em Curitiba, que foi demais!”, comenta.

“Mas passa o carrinho com a alimentação, o nosso figurino, conversar com os amigos, o retorno do público… Tudo isso é fundamental para a gente também ter um dia de trabalho que começa às 11h e acaba às nove da noite. Eu gosto muito”, diz a atriz.

Lilia Cabral reconheceu os baixos índices de audiência enfrentados por algumas produções, mas ressaltou que o fenômeno é recorrente e não indica uma crise permanente. “Algumas fazem sucesso, outras não fazem sucesso, mas faz parte também do comportamento do mundo, porque as coisas não estão fáceis, né?”, pontua.

“Eu acho que a gente busca também qualidade, dramaturgia, e isso tem hora que tem, tem hora que não tem. Daqui a pouco, a gente vai ter uma leva que as três novelas estão bombando. Daqui a pouco volta a ter uma bombando e as duas não. E se a gente for pensar bem, em toda a história da nossa televisão, nós tivemos muitos sucessos, mas sempre com altos e baixos, né? Isso faz parte. Eu prefiro sempre pensar assim, pensar no lado positivo”, afirma.

A atriz também comentou a reprise de Tieta (1989), em exibição na faixa vespertina. Surpresa com a escolha, Lilia Cabral elogiou o humor perspicaz da trama e afirmou que a história diverte públicos de todas as idades. “Eu fiquei sabendo dentro do set. Eu não acreditei. Eu fale: ‘O quê? Passar ‘Tieta’? De tarde? Fiquei chocada. Mas eu acho que não tem nenhum problema. Tinha muita criança que assistia e cresceu com isso”, conta.

“Ninguém ficou traumatizado. Ela era muito engraçada. Quando você tem o humor e ele é muito inteligente, não só divertido, mas perspicaz, eu acho que as pessoas se deleitam. E a criança, às vezes, pode não entender com tanta profundidade, mas ela vai entender a situação e vai se divertir também”, conclui, rindo, antes de voltar ao estúdio para encarnar a pérfida vilã de “Garota do Momento”, finaliza Lilia Cabral.

Portal da TV © 2025 – É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem a devida autorização por escrito.

Foto de Túlio Medeiros
Túlio Medeiros
Editor-chefe do Portal da TV e escreve sobre televisão e colabora com sites de entretenimento desde 2010. Além de novelas e programas de auditório, sua preferência nas telinhas é acompanhar telejornais locais e nacionais das principais emissoras brasileiras.

Este site utiliza cookies de navegação para uma melhor experiência.