Luciano Huck enviou uma mensagem de apoio a Fausto Silva, atualmente em recuperação após um transplante de rim. No Domingão com Huck deste domingo (7), o apresentador reconheceu o papel de Faustão no aumento das doações de órgãos no Brasil em 2023.
O marido de Angélica destacou que o transplante do colega teve um impacto significativo, mencionando o aumento de doadores e transplantes no ano passado. Na atração da Globo, o comunicador recebeu Liège Gautério e Adriana Telles, que buscavam apoio para transplantados no quadro The Wall.
Luciano Huck reforçou sua posição como doador de órgãos e ressaltou a importância desse gesto, especialmente em relação ao exemplo de Fausto Silva. “Eu já declarei algumas vezes na televisão que sou doador de órgãos, acho isso muito importante”, lembrou.
“E, muito em função do transplante do Fausto, meu amado amigo, o ano de 2023 teve mais de 1.900 doadores que possibilitaram 4.300 transplantes. 16% a mais que no ano anterior. Isso é, sem dúvida, o efeito de Fausto Silva na grande mídia”, reforçou ele no Domingão.
“O que mais assusta é que cerca de 43% das famílias brasileiras ainda se recusam [a autorizar doação de órgãos]. Isso não faz o menor sentido. A pessoa amada não está mais ali, mas pode fazer bem para outras que estão precisando. Não tem por que não fazer. Ninguém sofre, é uma maneira de perpetuar aquela pessoa de alguma forma”, concluiu.
O estado de saúde de Faustão
Luciana Cardoso, mulher de Fausto Silva, revelou que o apresentador passou por momentos difíceis devido à rejeição inicial do rim transplantado. No entanto, após um tratamento intensivo, o quadro foi revertido, e ele está se recuperando no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
A diretora compartilhou atualizações sobre a condição de Faustão, enfatizando a determinação dele de enfrentar desafios e colaborar com a própria recuperação. Luciana ainda expressou gratidão pela generosidade daqueles que optam por doar órgãos, permitindo que outras vidas sejam prolongadas. Faustão está internado desde fevereiro.
Fausto Silva também enfrentou um transplante de coração com sucesso no ano. Luciana disse que “não foram tempos fáceis”. “Mais uma vez, aceitamos as provações que a vida nos dá como aprendizados que servem para fortalecer ainda mais a fé, a união familiar e a gratidão àqueles que, no momento difícil, têm a generosidade de dizer sim e permitir que outras pessoas permaneçam vivas por mais tempo através da doação de órgãos”, finalizou.