A jornalista Maria Angela de Jesus foi eleita nesta quarta-feira (14) como a nova presidente da Fundação Padre Anchieta, responsável pela administração da TV Cultura e das rádios da instituição. Ela assume o cargo a partir de 13 de junho, tornando-se a primeira mulher a ocupar a presidência da FPA em quase seis décadas de existência.
O que aconteceu?
- Maria Angela de Jesus foi eleita presidente da Fundação Padre Anchieta
- Eleição ocorreu nesta quarta-feira (14), com 37 votos favoráveis
- Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo em quase 60 anos
- Posse oficial será em 13 de junho, para mandato de três anos
- Neca Setubal assume presidência do Conselho Curador da FPA
- Reunião teve participação de 42 dos 47 conselheiros
- Drauzio Varella está entre os cinco novos conselheiros empossados
Maria Angela obteve 37 votos favoráveis entre os 42 conselheiros presentes na reunião do Conselho Curador. Como candidata única, precisava de pelo menos 24 votos para ser eleita. Seu mandato será de três anos e terá início após o término da gestão de José Roberto Maluf, que está à frente da Fundação desde 2019.
Na mesma reunião, a socióloga Maria Alice Setubal, conhecida como Neca Setubal, foi escolhida como nova presidente do Conselho Curador. Ela é a segunda mulher a ocupar o posto, sucedendo Fábio Magalhães, conselheiro vitalício. A primeira foi Esther de Figueiredo Ferraz (1915-2008), entre 1971 e 1973. A posse de Neca também ocorrerá em 13 de junho.
A carreira de Maria Angela de Jesus
Maria Angela de Jesus tem mais de 25 anos de experiência no setor audiovisual, com passagens por empresas como HBO, Netflix e Paramount. Responsável por conteúdos indicados ao Emmy Internacional, atua atualmente como produtora associada da Conspiração Filmes. Sua carreira começou no jornalismo nos anos 1990, antes da migração para o mercado de produção e desenvolvimento de conteúdo.
Drauzio Varella também é eleito conselheiro
Durante a reunião do Conselho da fundação que administra a TV Cultura, também foram eleitos Augusto Rodrigues como vice-presidente do colegiado e Lígia Cortez, reconduzida à função de secretária da mesa. Além disso, cinco novos conselheiros tomaram posse: Drauzio Varella, Luciana Temer, Miguel Reale Júnior, Octavio de Barros e Rosane da Silva Borges.