Luciana Braga, no ar como Maria Imaculada na reprise de Tieta (1989), tem sentido a forte repercussão da novela em suas redes sociais. A atriz, que interpretou a filha do coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura), revelou que tem recebido diversas mensagens carinhosas tanto de quem já assistiu quanto de um público mais jovem, que está descobrindo a trama pela primeira vez.
“Está sendo um sucesso. Tenho recebido mensagens muito carinhosas de pessoas que já tinham visto e de outras mais novas que não conheciam e estão tendo a oportunidade de assistir pela primeira vez”, disse a atriz em conversa com a coluna Play, de O Globo.
Na época das gravações de Tieta, Luciana tinha apenas 25 anos, mas já acumulava papéis de destaque na televisão, incluindo o protagonismo em Helena (1987), da TV Manchete (1983-1999). “Eu cheguei muito madura para fazer a Maria Imaculada. Então, sabia exatamente o que deveria fazer. Eu me lambuzei com essa personagem”, relembra Luciana Braga.
“Preciso sempre também ressaltar como o Ary Fontoura foi um companheiro de cena generoso e gentil. Fora outros nomes consagrados, como a Miriam Pires, o Armando Bógus e a Ana Lucia Torre”, disse a artista sobre os colegas de elenco. Recentemente, Ana Lucia Torre surpreendeu Luciana com uma ligação emocionada. “A Ana Lucia me ligou para comentar como eu já era boa atriz tão jovenzinha. Fiquei com os olhos cheios d’água ao receber esse carinho dela.”
Após Éramos Seis (2019) e a série De Volta aos 15 (2022), da Netflix, Luciana Braga se dedicou ao teatro com o musical Judy: o arco-íris é aqui, sobre Judy Garland. Agora, a atriz decidiu fazer uma pausa para descansar e, para marcar esse novo ciclo, mudou completamente o visual.
“Na época em que eu fazia a Imaculada, já tinha cabelo branco. Tentei escondê-los a vida inteira. Agora, resolvi assumir. Mas, ao invés de fazer a transição, eu descolori e vou deixar o branco natural aparecer. Achei que fosse parecer mais velha, mas as pessoas estão me dizendo que estou parecendo mais nova. Estou achando ótimo”, contou.
Luciana Braga é mãe de Laura e Isabel, filhas de seu casamento com o iluminador Maneco Quinderé. Isabel, a caçula, seguiu os passos da mãe e se formou em Artes Cênicas no ano passado. “Ela vai além de mim, porque trabalha também como assistente de direção e, além de atuar, está fazendo a produção de uma peça, A.M.I.G.A.S., com direção de Ernesto Piccolo.”