O Ministério da Justiça reclassificou História de Amor (1995), novela que volta à programação da TV Globo a partir de segunda-feira (10). A produção, escrita por Manoel Carlos, recebeu nova avaliação e, agora, não é recomendada para menores de 12 anos. As informações são da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.
O despacho foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (4), após monitoramento realizado pela Coordenação de Política de Classificação Indicativa (Cocind), órgão ligado ao Departamento de Promoção de Políticas de Justiça (DPJUS). A análise apontou que a trama apresenta “conteúdos inconsistentes com a classificação outrora atribuída”.
Até então, a novela História de Amor era classificada como livre para todos os públicos. Entretanto, o Ministério da Justiça identificou elementos como consumo de droga lícita, atos violentos, presença de sangue, agressão verbal, insinuação sexual, nudez velada e estupro, justificando a mudança de faixa etária. Na exibição original, o folhetim foi ao ar na faixa das 18h da TV Globo.
Mesmo com a nova classificação, a emissora manterá a exibição de História de Amor na faixa das 14h45, substituindo Cabocla (2004). A emissora, no entanto, deve intensificar a edição da reprise para adequá-la ao horário. Nos últimos meses, outras produções do canal passaram por reavaliação, como Tieta (1989) e a própria Cabocla.
Qual a sinopse da novela História de Amor?
História de Amor foi a primeira novela das 18h escrita por Manoel Carlos e introduziu a terceira versão da protagonista Helena, vivida por Regina Duarte. A atriz voltou ao papel em Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).
A trama acompanha Helena, uma mulher batalhadora que enfrenta desafios ao ver sua filha, Joyce (Carla Marins), engravidar precocemente após ser abandonada pelo namorado, Caio (Ângelo Paes Leme). Com isso, a situação gera conflitos com Assunção (Nuno Leal Maia), pai da jovem e ex-marido de Helena, que não aceita a gravidez da filha.
Além desse núcleo, a história gira em torno de um quadrilátero amoroso protagonizado por Helena, o endocrinologista Carlos Alberto Moretti (José Mayer), sua esposa possessiva Paula (Carolina Ferraz) e sua sócia e ex-namorada Sheila (Lilia Cabral). Desse modo, o relacionamento entre Helena e Carlos gera disputas e intrigas ao longo da novela.