A atriz Nani Venâncio relembrou os bastidores de sua participação em duas novelas marcantes da TV Manchete (1983-1999): Pantanal (1990) e Mandacaru (1997). Em entrevista ao programa Sensacional, da RedeTV!, ela contou como foi escolhida para protagonizar a abertura da trama de Benedito Ruy Barbosa e revelou os conflitos que a fizeram deixar o folhetim que retratava a vida no cangaço.
Em Pantanal, Nani Venâncio foi selecionada para interpretar a icônica “mulher onça” da abertura. Seu rosto, de formato semelhante ao do felino, foi um dos critérios para a escolha. Durante a gravação, ela precisou sincronizar seus movimentos com os da onça-pintada em estúdio. “Eu fiquei no cantinho e quando ela fez o movimento, que ela subiu e olhou […] eu tive que subir e fazer todos os movimentos”, explica.
Outra cena marcante foi o mergulho no rio, que acabou surpreendendo a atriz. Inicialmente, ela usava um tapa-sexo, mas o diretor decidiu removê-lo para evitar que o elástico ficasse aparente na filmagem. “Eu confiei, era meio ingênua. Tirei, fiz, falaram que ficou lindo, mas eu não vi […] Quando ia estrear a novela, a gente marcou um coquetel, foi todo mundo lá pra casa. […] Começou a abertura e, de repente, quando a onça passou, pulou e eu mergulhei, eu estava nua”, lembra.
Anos depois, em Mandacaru, Nani Venâncio viveu a cangaceira Bem Me Quer, mas sua participação foi interrompida devido a conflitos nos bastidores. Segundo a atriz, com a baixa audiência da novela, o diretor quis inserir cenas mais sensuais para sua personagem. “Uns dois dias antes, já colocou o personagem para tomar banho num laguinho já tentando sensualizar, pegando cena dela com a camisa molhada e aquilo me irritou um pouco”, explica.
Ao se recusar a gravar outra cena sensual, alegando que não fazia sentido para sua personagem, Nani Venâncio recebeu uma ligação do diretor exigindo que seguisse suas ordens. “‘Você faz o que eu estou mandando’. Eu falei: ‘Desculpa, mas eu não vou fazer’, aí ele matou meu personagem”, revela a também apresentadora na conversa com Daniela Albuquerque.