O programa Sem Censura desta sexta-feira (17) celebra a carreira de Nathalia Timberg. A TV Brasil exibe a homenagem às 16h, com apresentação de Cissa Guimarães. A edição especial reverencia a trajetória da atriz, atualmente com 96 anos, que fala sobre seus trabalhos marcantes na dramaturgia brasileira.
Para ajudar a contar a história de Nathalia Timberg, a roda de conversa terá convidados especiais. Participam o ator e diretor Wolf Maia e o empresário da atriz, o produtor Marcus Montenegro. O jornalista e ator Ernesto Xavier atua como debatedor no especial temático.
Wolf Maia, amigo e admirador da artista, trabalhou diversas vezes com a homenageada e conta histórias de bastidores. Já Marcus Montenegro revela que prepara um projeto para comemorar a carreira da estrela em 2026. A iniciativa deve conter uma peça teatral, uma biografia e um documentário. Durante a entrevista, a atriz também revela seus novos projetos.
Nathalia Timberg relembra Celina no dia da final de Vale Tudo
A exibição do programa inédito coincide com a exibição do final do remake de Vale Tudo (2025). Na versão original de 1988, Nathalia Timberg interpretou a personagem Celina. O papel da irmã de Odete Roitman (Beatriz Segall) é representado por Malu Galli na versão atual.
A atriz reflete sobre a relação entre as irmãs na trama clássica. “Tinha que ter uma força capaz de fazer frente a outra”, afirma Nathalia Timberg sobre a parceria com Beatriz Segall. “Não penso se um personagem vai ser dominante. Quero fazer um bom personagem. Você fazer uma Celina viver, com as características dela, junto de uma Odete é muita coisa. Não quero competir”, pondera.
Atriz comenta papéis marcantes em A Sucessora e Babilônia
Durante o Sem Censura, a veterana comenta sua longa trajetória, desde os primeiros trabalhos no Grande Teatro Tupi, nos anos 1950. Ela recorda personagens como a governanta Juliana no folhetim A Sucessora (1978) e Túlia na minissérie Desejo (1990).
Nathalia Timberg também destaca vilãs que interpretou, como Constância Eugênia Barreto em O Dono do Mundo (1991) e a baronesa Idalina em Força de um Desejo (1999). Outro papel citado foi o de Vitória Drumond em Insensato Coração (2011).
Na entrevista, a atriz celebra a personagem Estela Marcondes da novela Babilônia (2015). Na obra, ela contracenou com Fernanda Montenegro (Teresa), em cenas que tiveram um beijo que gerou repercussão e controvérsias. A artista também lembra homenagens recebidas, como o teatro que leva seu nome no Rio de Janeiro.