Na novela Café com Aroma de Mulher, Gaivota (Laura Londoño) e sua mãe, Carmela (Katherine Vélez), viajam todos os anos ao Eixo Cafeeiro para trabalhar na colheita de café na fazenda Casablanca. Nesta última vez, o plano é diferente: elas se preparam para deixar a vida de safristas, após receberem a promessa de um terreno próprio para cultivo.
Os planos mudam quando Otávio Vallejo (Luis Eduardo Motoa), dono da fazenda, morre repentinamente. No passado, ele havia prometido a Gaivota um pedaço de terra como forma de gratidão por tê-lo salvo de um sequestro, mas a promessa não chegou a ser formalizada. O conflito desencadeia os acontecimentos centrais de Café com Aroma de Mulher, com disputas familiares e batalhas por direitos.
Ao tentar fazer com que a família respeite a palavra de Otávio, Gaivota conhece Sebastião Vallejo (William Levy), filho do fazendeiro, recém-chegado de Nova York. Os dois se apaixonam, mas vivem um romance impossível: ele está noivo de Lúcia Sanclemente (Carmen Villalobos), mulher ambiciosa interessada apenas pela fortuna da família Vallejo. A paixão proibida move a história de Café com Aroma de Mulher.