Tudo muda em Valor da Vida quando Artur (Rúben Gomes) é encontrado sem memória por Aisha (Isabela Valadeiro) no Líbano. Após reconhecer sua identidade, o empresário descobre que foi dado como morto há duas décadas. No entanto, apesar do tempo passado, ele não apresenta sinais de envelhecimento, o que desperta desconfiança e intriga ao seu redor.
Nesse período, sua mulher, Júlia (Dalila Carmo), acredita na morte do marido e casa-se com Vitorino (Joaquim Horta), melhor amigo de Artur. A reaparição do empresário abala o novo relacionamento. Júlia percebe que nunca deixou de amá-lo e decide reconquistá-lo, mesmo que isso custe sua estabilidade atual.
Artur tenta se adaptar ao mundo moderno, mas estranha os rostos ao seu redor. Apesar disso, sente uma conexão com Isabel (Daniela Melchior), jovem modelo de 19 anos. Isso o intriga, pois desapareceu um ano antes do nascimento dela. Para entender essa ligação, ele inicia uma busca por respostas.
As pistas o levam até Camilla (Carolina Kasting), mãe de Isabel. Empresária do setor da moda, ela esconde negócios ilegais e usa sua influência para manter segredos. Fria e calculista, Camilla pode ser a chave para desvendar o mistério do desaparecimento de Artur e seu inexplicável rejuvenescimento.
Em busca de explicações científicas, Artur procura o neurocientista Jesus (Marcello Antony). Ele acredita que a mente pode conter pistas sobre o passado oculto. Enquanto tenta juntar as peças, mais segredos surgem, colocando vidas em risco e mudando os rumos da história.
Ao mesmo tempo, a novela Valor da Vida apresenta o drama de Carolina (Ana Sofia Martins), que desperta de um coma de oito anos. Seu marido, Vasco (Thiago Rodrigues), culpado pelo acidente, tenta seguir em frente com os filhos e se apaixona por Sara (Joana de Verona). Quando Carolina dá sinais de vida, tudo muda mais uma vez.